Até o dia 15 de junho, UNIFAL-MG comemora a 8ª Semana do Meio Ambiente com ações desenvolvidas no campus Sede, escolas, creches e na praça Getúlio Vargas, em Alfenas. As atividades oferecidas contam com palestras, oficinas, roda de conversa, sessões de cinema com debate, sarau, exposição socioambiental, entre outras. O objetivo da Semana é abordar os temas relacionados ao meio ambiente em diversos contextos, utilizando diferentes abordagens, conforme explica Julieta Aparecida Moreira, gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UNIFAL-MG e organizadora do evento.
“Nosso foco principal está no público escolar da rede de ensino básica de Alfenas, bem como na comunidade acadêmica, estendendo-se à população em geral por meio de intervenções em espaços públicos, como a Praça Getúlio Vargas, visando promover a conscientização socioambiental e o respeito ao meio ambiente”, destaca.
Segundo a organizadora, o evento integra o Programa Legado Ambiental e é promovido em colaboração com outros projetos e programas da Universidade, incluindo PET Biologia, Semeando Ideias, EducAmbiental na Comunidade, Química Faz Bem e parceiros externos, como a Cria Editora e Polícia Militar do Meio Ambiente.
“É um espaço de discussão e reflexão sobre os desafios ambientais atuais, onde buscamos repensar nossos hábitos e construir práticas mais sustentáveis”, destaca a professora Giovana de Fatima Lima Martins, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, que está à frente da organização junto à Julieta Moreira.
Para ela, a Semana do Meio Ambiente representa uma oportunidade crucial para promover a conscientização e a reflexão sobre os desafios ambientais atuais, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis. “A Semana do Meio Ambiente é de grande importância no sentido de transformar a sociedade a partir da sensibilização sobre questões ambientais”, salienta.
Julieta Moreira enfatiza que desenvolver ações de educação ambiental é fundamental para provocar reflexões e mudanças de hábitos na sociedade. “O evento busca ampliar o olhar e o conhecimento das pessoas que ainda não possuem um senso crítico para a real situação em que o meio ambiente se encontra”, afirma.
Confira, abaixo, a programação completa do evento.
(Foto destaque: Plantio de árvores realizado na Semana da Sustentabilidade, em 2022. arquivo: Organização 2022)