UNIFAL-MG recebe homenagem “Melhores de 2023” da Receita Federal do Brasil

Reconhecimento foi recebido pela destacada atuação da Universidade na transformação de TV box em minicomputadores e nos atendimentos à população pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)

A parceria entre instituições é uma das formas de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade. E, nesse contexto, a parceria com a Receita Federal do Brasil rendeu a  homenagem “Melhores de 2023”, pela eficiente atuação da UNIFAL-MG  no Projeto Além do Horizonte, focado na transformação de TV box piratas em minicomputadores, e nos atendimentos contábeis à população por meio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), do campus Varginha.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira, foi um dos homenageados em nome da UNIFAL-MG. (foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O reconhecimento da UNIFAL-MG, formalizado em evento ocorrido no dia 6 de junho, na Delegacia da Receita Federal de Varginha/MG, enfatizou o compromisso da Universidade enquanto instituição de ensino superior pública e de qualidade. E, para além desse reconhecimento institucional, a homenagem valoriza o trabalho de professores da Universidade, pela iniciativa de coordenar projetos com o envolvimento da Receita Federal.

A homenagem “Melhores de 2023” foi recebida pelo professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG.  Sobre o reconhecimento, ele reforça o compromisso da Universidade no desenvolvimento de ações que impactam outros setores da sociedade e na busca por soluções dos problemas atuais. “Estamos em constante diálogo com a Receita Federal para ampliar a nossa atuação em projetos que otimizam recursos públicos para o benefício da população e para sustentabilidade ambiental”, destacou o reitor. 

Professor Paulo Roberto de Souza, diretor do campus Varginha, agradeceu a Receita Federal e reforçou a importância da parceria. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Além da homenagem recebida pela Universidade, em nome do professor Sandro Cerveira, os NAFs dos campi Varginha e Poços de Caldas receberam certificados, e os professores Leonardo Henrique Soares Damasceno e Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor do Campus Varginha, também receberam homenagens pelos projetos e parcerias com a Receita Federal.

“As parcerias que envolvem as instituições de ensino transformam a vida das pessoas, contribuem com a Receita Federal e a população com atendimentos e, principalmente, beneficiam os estudantes da UNIFAL-MG. O nosso trabalho é, de fato, fazer algo que modifique a vida das pessoas, sobretudo dos jovens que vão assumir os nossos lugares no futuro”, relatou o diretor do campus Varginha.

Parcerias com a Receita Federal
Professor Leonardo Damasceno apresentou o projeto de transformação de TV box em minicomputadores. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Atualmente, a UNIFAL-MG mantém parceria com a Receita Federal por meio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) e na transformação de TV box em minicomputadores. Em ambas ações, há uma significativa contribuição para a sociedade.

A transformação de TV box é realizada por meio do projeto de extensão “Descaracterização de aparelhos de TV box apreendidas pela Receita Federal em microcomputadores para escolas públicas”. No projeto, a Universidade aplica o conhecimento teórico na prática e transforma equipamentos, que seriam utilizados na pirataria de sinais digitais, em ferramenta de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. A iniciativa, coordenada pelos professores Leonardo Henrique Soares Damasceno e Osvaldo Adilson de Carvalho Júnior, ambos do campus Poços de Caldas, já doou 1500 equipamentos e prepara mais 1000 para os estados de Goiás e Tocantins. 

“A parceria com a Receita Federal é uma via de mão dupla, uma relação do tipo ‘ganha-ganha’. Ganha a Receita por dar destino mais nobre aos produtos apreendidos evitando custos econômicos e ambientais; ganha a sociedade por ter redução de custos na disponibilização de ferramentas tecnológicas a quem mais precisa, capacitando a população para empregos de melhor colocação e ganha a UNIFAL-MG, por transferir técnicas desenvolvida dentro de seus limites cumprindo seu papel fundamental e recebendo o apoio da Receita pela disponibilização de outros bens para o funcionamento do projeto e da própria Universidade”, destaca o professor Leonardo Damasceno.

Com o Núcleo de Apoio Fiscal, instalado em Varginha, a UNIFAL-MG se destaca no atendimento a pequenos empreendedores e à população em geral. Somente no primeiro trimestre de 2024, o NAF registrou 5.956 serviços prestados. Esse índice coloca a UNIFAL-MG em primeiro lugar do ranking de atendimentos entre as universidades públicas de Minas Gerais. Em 2023, a Instituição ficou na terceira colocação em todo Brasil.  

Professor Pedro Papandrea apresenta o NAF Comex, focado no comércio exterior. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Em 2024, o NAF do campus Varginha agregou mais duas frentes de trabalho, inéditas, o comércio exterior e a previdência social. Com o NAF Comex, o objetivo de oferecer qualificação, educação e auxílio em comércio exterior, principalmente importação de remédios e exportação de produtos artesanais.   Coordenado pelos professores Pedro Pedro José Papandrea e Natalia Garcia de Oliveira, a iniciativa é o primeiro projeto iniciado no Brasil e, antes da inauguração formal, já tem um projeto em andamento com a cervejaria artesanal Guaiquica, de Engenheiro Coelho/MG.

Com previsão para início dos atendimentos ainda em 2024, o NAF Previdência é outra ação do campus Varginha em parceria com a Receita Federal e com a Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social em Varginha (INSS). A proposta é oferecer qualificação, educação previdenciária e apoio para o acesso e a garantia de direito previdenciário de forma gratuita para pessoas de baixa renda. O núcleo é coordenado pelos professores Wesllay Carlos Ribeiro e Larissa Gonçalves Souza.

NAF Poços de Caldas recebe homenagem de boas-vindas à rede. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Em Poços de Caldas, o NAF, vinculado ao curso de Engenharia de Produção, começa os atendimentos na primeira quinzena de agosto. O termo de cooperação foi assinado no dia 19 de março e a inauguração do espaço está marcada para o dia 17 de junho. “Ao nosso ver, esta iniciativa representa um importante compromisso com a educação, a cidadania e o desenvolvimento socioeconômico de nossa comunidade”, destaca o professor André Luiz Romano,  coordenador no NAF, do campus Poços de Caldas.  

“O NAF, desde a sua fundação na UNIFAL-MG, tem se destacado pela sua visibilidade na mídia e redes sociais, mas, principalmente, pela confiança que tem perante a sociedade e perante seu principal parceiro, a Receita Federal. É uma oportunidade de aprendizado para os nossos alunos, que já vão possuir uma vivência profissional, e para população que passa a ter acesso a serviços, agora ampliados para área de comércio exterior e previdência social”,  observa o professor Pedro José Papandrea.  

Para o delegado da Receita Federal, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, o trabalho desenvolvido pelo órgão junto às universidades e a outras instituições públicas, otimiza os recursos públicos. Segundo ele, o recurso público é único e, com as instituições atuando juntas, o maior beneficiário é a população. “Por isso, acreditamos na importância de homenagearmos as nossas parcerias”, finaliza o delegado da Receita Federal.

NAF, do campus Varginha, recebe homenagem pelos atendimentos realizados. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

 

A homenagem aos melhores de 2023 e aos NAFs reconheceu outras universidades e institutos federais, faculdades particulares e instituições públicas. Também participaram do evento o superintendente da 6ª Região Fiscal da Receita Federal, o auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro; o delegado-adjunto da Receita Federal do Brasil em Varginha e auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o idealizador do Projeto NAF e auditor-fiscal Clóvis Belbute Peres; e o prefeito de Varginha, Verdi Lúcio Melo. Da UNIFAL-MG, o vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira; os professores do campus Varginha, Manoel Vitor de Souza Veloso, coordenador do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA);  Cláudio Roberto Caríssimo, coordenador do curso de Ciências Contábeis; Larissa Gonçalves Souza, coordenadora do curso de Ciências Atuariais; e os professores  Fábio Ferraço, vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção, e Osvaldo Adilson de Carvalho Júnior, ambos do campus Poços de Caldas; também estiveram presentes no evento.