Núcleo de Apoio Fiscal da UNIFAL-MG é terceiro colocado em atendimentos em todo o Brasil

Projeto homenageado pela Receita Federal planeja expansão de atividades em 2023

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG, campus Varginha, recebeu o prêmio de terceiro lugar, em âmbito nacional, no número e qualidade de atendimentos prestados em 2022. A equipe auxiliou contribuintes de baixa renda para o preenchimento em declarações de imposto de renda IRPF 2022, bem como prestou serviços de consulta fiscal, emissão de Certidão Negativa de Débito (para pessoas físicas e jurídicas) e regularização de CPF suspenso.

Entre os serviços do Núcleo, que são ofertados gratuitamente, também estão: inscrição e informações cadastrais sobre o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); informações gerais sobre o Simples Nacional; emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF); auxílio e orientação para a elaboração da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

O professor do ICSA Pedro Papandrea é atual coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Prof. Pedro Papandrea)

“O NAF é uma parceria do curso de Ciências Contábeis com a Receita Federal do Brasil. Este projeto de Extensão conta hoje com mais de 20 alunos, sendo na sua maioria meninas. O nosso comprometimento gerou frutos, e recebemos uma homenagem da Delegacia da Receita Federal 6ª Regional de Varginha”, disse o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e coordenador do NAF, Pedro José Papandrea.

Segundo o docente, mais de 12 mil pessoas foram impactadas pelo Núcleo em 2022. “Isso significa atendimento e alcance de postagens na redes sociais, com notícias, lives e outras ações”, acrescentou.

O professor Paulo Roberto ressaltou a importância do NAF para a região. (Foto: Arquivo/Dicom)

Os resultados que levaram à premiação se mostraram expressivos para o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues. “O nosso NAF é muito jovem, então ainda estamos nos estruturando. Essa homenagem reforça ainda mais a presença do NAF em relação ao seu papel social, ao atendimento às Pessoas Físicas e Jurídicas, sobretudo pela localização do campus, que possui um comércio cercado por pequenas empresas que acessam o serviço. Além disso, reforça, também, a parceria com a Receita Federal do Brasil com o NAF, estágios e outras atividades”.

Na oportunidade, o professor Paulo Roberto também ressaltou a importância dos docentes e do ICSA para a realização do projeto. “Parabenizo os professores envolvidos, sobretudo, o professor Hugo Lucindo Ferreira, que começou com este trabalho; o professor Pedro José Papandrea, que está sendo o responsável pelo NAF neste momento; o professor Ricardo Carvalho da Silva, que também contribui com as atividades; e o professor Cláudio Roberto Caríssimo, que é o coordenador do curso de Ciências Contábeis, proporcionando sustentação ao NAF. Ressaltar, também, a importância do ICSA, responsável pelos professores e pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, completou.

(Foto: Arquivo/Prof. Pedro Papandrea)

Para 2023, o NAF pretende se expandir com novos projetos junto à Receita. “Um deles é a descaracterização de mercadorias apreendidas e a transformação de equipamentos ilegais em computadores para escolas, prefeituras, hospitais e organizações sociais”, comentou o coordenador do NAF, Prof. Pedro Papandrea.

(Foto: Arquivo/Prof. Pedro Papandrea)

A homenagem concedida pela Receita Federal do Brasil aconteceu no dia 2 de março, em Varginha. Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes: o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; o coordenador do NAF, Prof. Pedro José Papandrea; a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Cláudio Roberto Caríssimo; e o pró-reitor de extensão da UNIFAL-MG, Prof. José Francisco Lopes Xarão.

Todas as instituições de ensino do sul de Minas que possuem o projeto foram convidadas para a solenidade.

Saiba mais

A partir de 2023, para o preenchimento do IRPF dos contribuintes, o NAF somente poderá realizar este processo, de acordo com as seguintes condições:

• Estar dentro do prazo e em dia com a Receita Federal;
  • Ter tido rendimento máximo de R$40.000,00 com até 2 CNPJ;
  • Ter no máximo 2 investimentos em renda fixa;
  • Não ter investimentos em renda variável;
  • Declaração simplificada;
  • Sem doações feitas ou recebidas no ano.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto de extensão que atende a população desde 2018, e, a partir deste ano, contará com alunos de outros cursos do ICSA, além dos discentes do curso de Ciências Contábeis. O atendimento presencial é realizado nas terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, na sala B-209. As demandas e dúvidas também podem ser enviadas pelo e-mail do projeto. As atividades serão retomadas no dia 25 de março.

Para saber mais sobre o projeto, confira as atividades e informações do projeto em suas redes sociais: Facebook e Instagram.

*Eduardo Filipe Morais de Aquino, estagiário de Comunicação do campus Varginha