O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao Jornal da EPTV – 1ª e 2ª edições para comentar longa estiagem e efeitos da baixa umidade na região do sul de Minas. As matérias foram ao ar no dia 19/06.
Segundo o climatologista, a Região ficou longo período sem algum ganho de umidade, e isso acontece pois se observa uma massa de ar seca que prevalece em todo o sudeste, centro-oeste e partes do nordeste do país até o sul, próximo ao norte do Paraná. “Essa massa de ar seco tem feito um bloqueio que inclusive tem inundado o Rio Grande do Sul com uma precipitação que poderia ter chegado até a região sudeste evitando todo o transtorno que vivenciaram, assim tendo também amenizado um pouco a falta de umidade em nossa região”, afirmou.
De acordo com o docente, são tempos de mudanças climáticas. “A tendência é que isso permaneça ainda, até que nós tenhamos o estabelecimento definitivo do fenômeno La Niña, que para a região é benéfico, amenizando os extremos de temperaturas, e também proporcionando um ganho na umidade”, completou.
Acesse as reportagens completas nos links: https://globoplay.globo.com/v/12687087/ | https://globoplay.globo.com/v/12688167/
*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.