UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Alfenas | Poços de Caldas | Varginha
Sul de Minas Gerais

Concurso Público para professor(a) especialista em Psiquiatria

Estão abertas as inscrições para o concurso público de professor(a) efetivo(a) da área de avaliação da Medicina I, Medicina II e Medicina III (da grande área de Ciências da Saúde) ou áreas afins que possuam programas de Pós-Graduação que tenham a Medicina em sua multi (inter) disciplinaridade (conforme avaliação CAPES), com área de atuação em Saúde Mental e Psicologia Médica, conforme Edital 85/2025 e Edital geral de concurso público de professor(a) efetivo(a) nº 001/2025. A lotação será na Faculdade de Medicina, em Alfenas, com jornada de trabalho de 20 horas semanais e remuneração de R$ 4.867,43, para quem possuir titulação de doutorado.

Dos requisitos

Para participar, é necessário que o(a) candidato(a) possua graduação em Medicina com título de especialista em Psiquiatria reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e/ou Associação Brasileira de Psiquiatria ou residência médica em Psiquiatria reconhecido pela comissão nacional de residência médica do MEC.

Das inscrições

As inscrições devem ser realizadas no sistema de inscrições da UNIFAL-MG, até as 18h do dia 04/08/2025, conforme o passo a passo descrito no item 4 do edital.

A taxa de inscrição é de R$ 85,00, com prazo de encerramento até o último dia da inscrição, incluída a compensação bancária do boleto.

Das provas

O concurso constará de três etapas:

1ª etapa – prova escrita (eliminatória): será avaliada em conformidade com o Anexo V. E versará sobre um ponto igual para todos(as) os(as) candidatos(as), entre os constantes em uma relação única de 10 pontos do conteúdo programático no Anexo I. A duração máxima de realização será de 4 horas.

2ª etapa – prova didática (eliminatória): será realizada por meio de sessão pública e gravada em áudio e vídeo pela UNIFAL-MG. As gravações ficarão armazenadas na Instituição, num prazo de 6 anos, estabelecido pela Legislação vigente. Somente participarão da prova didática os(as) candidatos(as) que forem aprovados(as) na prova escrita.

3ª etapa – prova de títulos (classificatória): será realizada em sessão não pública e constará da análise da pontuação do currículo do(a) candidato(a) pela banca examinadora, no formato dos itens constantes no Anexo VIII e no Anexo IX, acompanhado dos correspondentes documentos comprobatórios devidamente numerados. Será realizada na última fase do certame e somente serão avaliados os títulos dos(as) candidatos(as) aprovados(as) na última prova de caráter eliminatório.

Para mais intormações, acesse o Edital nº 85/2025, disponível no link: https://www.unifal-mg.edu.br/dips/edital-no-085-2025/

Dúvidas

As dúvidas referente ao edital poderão ser esclarecidas na Diretoria de Processos Seletivos (DIPS), pelo email: dips@unifal-mg.edu.br ou telefone (35) 3701-9290 / 9291 de segunda a sexta, das 08h30n às 11h e das 13h30 às 16h.