Docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas dá dicas sobre como usar o dinheiro do FGTS

O Jornal Cidade, da TV Princesa, entrevistou recentemente o coordenador do curso de Economia da UNIFAL-MG campus Varginha, Prof. Fernando Pereira, que falou sobre o plano do governo federal de liberar o FGTS para aquecer a economia. Na matéria, o docente recomenda o resgate do dinheiro para quem tem esse direito e dá dicas sobre a criação de um fundo emergencial para cobrir gastos não planejados.

De acordo com o professor, o recomendado é fazer o resgate. “A rentabilidade do FGTS é muito baixa e qualquer outro fim desse dinheiro, seja pra aplicação financeira, ou pra quitar dívida, é mais adequado”, explica. Para ele, quem tem dívida em atraso deve quitá-la, enquanto as pessoas que têm dívida, mas que não está em atraso, devem reservar o dinheiro ou antecipar os pagamentos, se for possível.

Sobre os gastos não planejados, o professor recomenda que as famílias não consumam o recurso, mas criem um fundo para problemas inesperados. “O melhor a fazer é planejar um fundo emergencial que possa cobrir gastos extraordinários, como conserto do carro, educação dos filhos ou como forma de proteção do orçamento da família”, finaliza.

No final da reportagem, o docente reforça a importância da quitação das dívidas ou da montagem de um fundo para a melhora do orçamento familiar. Confira na íntegra:

Reportagem completa também no link: https://www.youtube.com/watch?v=oWFa6fAP4LE

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG