Mesa-redonda destaca debates do curso de extensão “Um Livro, Várias Lições: questões políticas”; o evento ocorre no campus Varginha, no dia 07/12

A UNIFAL-MG realiza, neste sábado (07/12), uma mesa-redonda com os estudiosos e professores ministrantes da primeira edição do curso de filosofia política “Um Livro, Várias Lições: questões políticas”, iniciado em outubro deste ano. O evento acontece no auditório da UNIFAL-MG em Varginha, a partir das 8h. A inscrição é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada pelos assuntos, mesmo que não tenha participado dos encontros anteriores.

Para fomentar os debates, os assuntos e autores trabalhados nas aulas serão abordados em pequenas apresentações. A mesa abordará temas como discurso de ódio e liberdade de expressão, liberalismo econômico, ética, realismo político, literatura e ditadura, bem como direita e esquerda política. Sob a regência do coordenador do curso, Prof. Paulo César de Oliveira, cada ministrante terá dez minutos de fala, para que, em seguida, todos os participantes apresentem suas dúvidas ou colaborações.

Sobre o curso

A primeira edição do curso de extensão “Um Livro, Várias Lições: questões políticas” destacou palestras que trouxeram debates em torno da obra de Aristóteles, Maquiavel, John Rawls, Norberto Bobbio, John Mill, Adam Smith e a relação de Clarice Lispector e a ditadura militar, na década de 1970. Os conteúdos foram ministrados por professores da UNIFAL-MG e estudiosos convidados que elaboraram uma aula-expositiva e dialogada para cada obra do autor escolhido. O objetivo foi debater questões políticas vinculadas à ética, ao republicanismo, economia, à literatura e ao direito no século XXI.

“Esse curso favoreceu o acesso da comunidade aos espaços da UNIFAL-MG, a fim de que todos os participantes conhecessem obras clássicas de política e filosofia. E, quando isso acontece, os saberes são ressignificados, criando novas motivações para posicionamentos e reflexões sobre as políticas que incidem na vida de todos”, explicou o Prof. Paulo César, coordenador do curso.

No total, mais de 250 pessoas prestigiaram as aulas. O resultado será apresentado em um livro com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2020. Na publicação, que receberá o mesmo título do curso de extensão, cada ministrante elabora um artigo específico problematizando a obra do respectivo autor abordado nas aulas presenciais.

Para participar da mesa-redonda de encerramento do curso, inscreva-se pelo CAEX. Mais informações pelo telefone (35) 3219 8610.

Fotos: arquivo pessoal de Robson Freitas

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG