:: Boletim Epidemiológico N° 74 – 16/05/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O boletim da semana mostra que casos continuam aumentando e internações deixam de ser registradas. Em Minas Gerais, o crescimento da média móvel de casos é contínuo desde 04 de maio e no Sul de Minas desde 29 de abril. Apesar de noticiadas, novas internações não são registradas pelo governo estadual. Ao precoce relaxamento na prevenção e vacinação soma-se o descuido no registro de dados. Tudo isso colabora para perdermos o controle da pandemia. O controle epidemiológico se define por, ao menos, serem evitados novos casos. Retrocedemos em novos casos ao que era dezembro de 2020, antes da vacinação.

Panorama no estado = O estado iniciou a semana novamente com crescimento na tendência de novos casos, sem registro de internações pela SES-MG e com diminuição para novos óbitos. Na última semana epidemiológica (08 a 14/05), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por 100.000 habitantes) aumentou em 12 das 14 regiões mineiras (Centro, Centro Sul, Leste, Leste Sul, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço). A menor taxa de incidência foi a da região Nordeste (0,3) e a maior a da Triângulo Sul (44,8). O indicador para o estado aumentou de 2,7 para 4,6.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais  (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 16/05) = Novos casos: tendência de crescimento se mantém por 14 dias seguidos.  Crescimento nas regiões: Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço. Apenas as regiões Norte, Leste e Oeste apresentaram tendência de queda. O valor da mm7d ficou em 1612 (anterior = 826). Novas internações: não houve registro na SES-MG. Novos óbitos: a semana iniciou com queda, a mm7d ficou em 8 (anterior = 9). Tendência de crescimento na região Vale do Aço e aumento na Leste e Nordeste; estabilidade na Centro Sul, Oeste, Sul e Triângulo Norte, as demais com queda.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 16/05) = Novos casos: a região Sul iniciou a semana, mais uma vez, com crescimento em todas as regionais de saúde, com mm7d de 350(anterior = 190). A região apresenta tendência de crescimento contínuo desde o dia 29 de abril. Novas internações: não houve registro na SES-MG. Novos óbitos: o Sul de Minas apresentou tendência de estabilidade, com mm7d de 0,6 (anterior = 0,0).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 16/05) = Novos casos: com exceção de Pouso Alegre que continua com registros atípicos devido ao atraso na comunicação de casos pela prefeitura, todos os municípios demonstram tendência de crescimento. Novas internações: os 10 municípios não apresentaram registro na SES-MG. Novos óbitos: os municípios apresentaram queda ou nenhum registro.

Campus da UNIFAL-MG = Entre os municípios com campus da UNIFAL-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), na última semana epidemiológica, todos apresentaram aumento na taxa de incidência diária, tendo Varginha apresentado o maior valor.

Acesse na íntegra