Segundo reportagem publicada pelo G1 Sul de Minas, Varginha tem maior número de eleitores de 16 e 17 anos entre as maiores cidades do sul de Minas. No dia 20/07, o professor José Roberto Porto Andrade Júnior, da Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou de reportagens do G1 Sul de Minas e da EPTV Sul de Minas – 2ª edição e explicou o motivo do aumento.
Conforme abordado, o município de Varginha conta com 872 eleitores menores de 18 anos, que podem votar nas eleições deste ano. Em 2018, esse número era de 259 eleitores. Segundo o docente, a situação financeira do país e o crescimento de campanhas nos meios digitais explicam esses dados.
“Desemprego, inflação, resseção, problemas sanitários, fome. São realidades do Brasil contemporâneo, e a população jovem percebe isso, sente isso, se angustia e quer agir em face dessa situação. Uma segunda razão importante é o sucesso das campanhas publicitárias de incentivo à participação política da população jovem. A Justiça Eleitoral fez campanhas direcionadas, uma comunicação direcionada à juventude, e esses campanhas foram impulsionadas com a participação de celebridades nacionais e internacionais”, explicou.
Confira as reportagens completas pelos links abaixo.
EPTV Sul de Minas – 2ª edição: https://globoplay.globo.com/v/10776586/?s=0s
*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG