Epidemiologista da UNIFAL-MG esclarece informações sobre variante ômicron e covid-19 no sul de Minas

De acordo com o Boletim IndCovid nº 83, o sul de Minas começou a semana do dia 18/07 com queda no número de novos casos, internações e óbitos de Covid-19. Para comentar os dados do boletim, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, marcou presença em noticiário do Matéria 1, no dia 20/07.

Segundo o estudo, apenas Varginha apresentou crescimento em novos casos, em relação à situação dos 10 municípios mais populosos do sul do estado. Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas registraram queda. Sobre novas internações, Alfenas apresentou aumento, Varginha estabilidade e Três Pontas ficou sem registro.

O pesquisador afirmou que as subvariantes da ômicron, principalmente a B.A.5, têm se apresentado mais contagiosas e resistentes a defesas criadas pela vacina e por infecções prévias. “Elas se ligam mais e melhor nas nossas células e quando entram e começam a se multiplicar dificultam que a célula infectada seja percebida logo pelo sistema imunológico e a infecção neutralizada”, explicou. Na oportunidade, o docente alertou sobre a suspeita de que a subvariante seja mais agressiva aos pulmões.

Confira a notícia completa pelo link: https://materia1.com.br/2022/07/20/nova-variante-da-omicron-pode-ser-mais-agressiva-para-os-pulmoes-diz-epidemiologista/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

 

 

.