10ª Edição das Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA)

A UNIFAL-MG, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas, realizará a partir de terça-feira, 23/05, a 10ª Edição das Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA).

As atividades ocorrerão em Alfenas e Varginha, com o objetivo de promover diálogos e trocas de experiência sobre alimentação saudável, agroecologia, mudanças climáticas, a questão agrária e a luta pela democratização da terra, além de visitas guiadas, atividades culturais e feiras agroecológicas.

Público-alvo: professores, estudantes, trabalhadores rurais, sindicalistas, movimentos sociais e toda comunidade de Alfenas e região
Inscrições: pelo CAEX

Informações adicionais:

Sobre a JURA

A edição deste ano conta com o envolvimento de mais de setenta instituições de ensino superior em todo o país. E será baseada na perspectiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimento Saudável, lançado em 2020 pelo MST, com o objetivo de dialogar com as lutas populares do campo e da cidade e projetar ações de fortalecimento e unidade.

Programação da UNIFAL-MG

• Dia 23/05 – das 7h45 às 11h45, campus Varginha
– Debates sobre Reforma Agrária e Regeneração Urbana – participantes: Tuíra Tule (integrante do MST), Lora Rodrigues e Tom Rodrigues (docentes da UNIFAL-MG);
– Visita guiada ao Sistema Agroflorestal do campus
– Feira da Reforma Agrária.

Os debates serão realizados no Auditório e as inscrições devem ser feitas por meio do sistema CAEX: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/.

• Dia 24/05 – a partir das 8h, Sede, em Alfenas
– 8h às 17h – Feira da Reforma Agrária;
– 14h – Oficina “A escravidão contemporânea no Brasil e os desafios para a sua erradicação no século XXI”, com a professora e mestra em geografia Glaucione Raimundo;
– 15h30 – Roda de conversa “Reforma Agrária Popular e a experiência Cooperativista do MST”;
– 17h – apresentação cultural;
– 19h – Mesa-redonda “A situação do trabalho análogo a escravidão na região do Sul de Minas Gerais” com a participação da procuradora do trabalho Dra. Letícia Moura; o auditor fiscal do trabalho Leandro Marinho; a representante do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Larissa Goulart; o representante do MST, Tiãozinho; e o representante da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE-MG), Jorge Ferreira dos Santos.

As atividades serão realizadas no Palquinho e no auditório Dr. João Leão de Faria.

Com informações de Tatiana Plens, da Assessoria de Comunicação do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas

Tags: ,

24 maio 2023