9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu)

A UNIFAL-MG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria inédita com uma rede de instituições de ensino sediadas em Minas Gerais, realizam nos dias 8 a 11/03/2021 o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu). Com o tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”. A programação conta com redes de conversa de apresentação de trabalhos, 21 mesas-redondas, lançamentos e exposição de produtos de extensão e eventos culturais.

As atividades acontecerão virtualmente, com o objetivo de discutir os grandes desafios da sociedade brasileira a partir da perspectiva da relação entre Universidade e Sociedade, buscando propiciar espaços de diálogo, trocas e articulações a partir dos saberes e práticas da extensão universitária.

Público-alvo: pesquisadores, estudantes, professores, técnicos-administrativos em educação, profissionais, representantes de movimentos sociais, gestores, organizações governamentais e não governamentais e público em geral.
Inscrições: ouvinte pelo Caex

Sobre a programação

Nesta segunda-feira (08/03), das 19h às 21h30, ocorre (no canal do Youtube da Proex UFMG) a cerimônia de abertura do evento com:

* Recepção e boas-vindas;
* Conferência de Ailton Krenak;
* Atração cultural de Titane e Maurício Tizumba.

Para conferir a programação completa do Cbeu, acesse aqui.

Informações adicionais:
O Cbeu acontece desde 2002. O maior encontro de extensão universitária do país é realizado sempre por Instituições Públicas de Educação Superior.

O objetivo do evento é discutir os grandes desafios da sociedade brasileira a partir da perspectiva da relação entre Universidade e Sociedade, buscando propiciar espaços de diálogo, trocas e articulações a partir dos saberes e práticas da extensão universitária.

As atividades reúnem professores, estudantes, técnicos administrativos em educação, profissionais e representantes das políticas públicas, representantes dos movimentos sociais e de organizações governamentais e não governamentais e instituições diversas com intuito de compartilhar proposições de transformação da sociedade, articuladas com os valores de igualdade, diversidade, justiça social e democratização.

A primeira edição foi realizada em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba. Desde então, o congresso tem sido realizado bianualmente por universidades localizadas nas diversas regiões, contemplando a diversidade regional do país.  A oitava edição, realizada em Natal no ano de 2018, recebeu, segundo os organizadores, cerca de 9 mil pessoas e 5 mil trabalhos apresentados nos três dias de programação.

A programação completa do evento e as instruções para as inscrições estão disponíveis em: https://www.ufmg.br/cbeu/o-evento/sobre-o-cbeu/

Tags:

08 mar 2021