9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu)

A UNIFAL-MG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria inédita com uma rede de instituições de ensino sediadas em Minas Gerais, realizam nos dias 8 a 11/03/2021 o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu). Com o tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”. A programação conta com redes de conversa de apresentação de trabalhos, 21 mesas-redondas, lançamentos e exposição de produtos de extensão e eventos culturais.

As atividades acontecerão virtualmente, com o objetivo de discutir os grandes desafios da sociedade brasileira a partir da perspectiva da relação entre Universidade e Sociedade, buscando propiciar espaços de diálogo, trocas e articulações a partir dos saberes e práticas da extensão universitária.

Público-alvo: pesquisadores, estudantes, professores, técnicos-administrativos em educação, profissionais, representantes de movimentos sociais, gestores, organizações governamentais e não governamentais e público em geral.
Inscrições: ouvinte pelo Caex

Sobre a programação

Nesta quinta-feira (11/03), das 9h às 19h, ocorre as redes de conversa, mesas-redondas e atrações culturais. Das 19h às 21h30, ocorre o encerramento do 9° CBEU e abertura Forproex, a conferência de Leonardo Boff e a apresentação do Madrigal Renascentista.

* Redes de Conversa

Parte da manhã – das 9h às 12h
Parte da tarde – das 13h às 14h30.

Todos os trabalhos serão apresentados por meio da plataforma Meet. Os links das salas virtuais deverão ser acessados através do Ambiente de Fóruns do Sistema Caex para registro de participação e posterior certificação.

* Mesas-Redondas

M13 – Museus e extensão universitária

M14 – Extensão universitária e políticas públicas

M15 – Trabalho

M16 – Formação de professores

M17 – Extensão rural e desenvolvimento

M18 – Tecnologia e produção

M19 – Relações étnico-raciais e decolonialidade

M20 – Gênero, sexualidade e diversidade

* Atração Cultural

A terra, o canto e as mulheres do Jequitinhonha – Jogadoras de versos do Vale do Jequitinhonha
Transmissão pelo YouTube.

Madrigal Renascentista
Transmissão pelo YouTube.

* Encerramento

– Encerramento 9° CBEU e abertura Forproex;
– Conferência de Leonardo Boff;
– Apresentação cultural do Madrigal Renascentista.
As atividades de encerramento serão transmitidas pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube.

Para conferir a programação completa do Cbeu, acesse aqui.

Informações adicionais:
O Cbeu acontece desde 2002. O maior encontro de extensão universitária do país é realizado sempre por Instituições Públicas de Educação Superior.

O objetivo do evento é discutir os grandes desafios da sociedade brasileira a partir da perspectiva da relação entre Universidade e Sociedade, buscando propiciar espaços de diálogo, trocas e articulações a partir dos saberes e práticas da extensão universitária.

As atividades reúnem professores, estudantes, técnicos administrativos em educação, profissionais e representantes das políticas públicas, representantes dos movimentos sociais e de organizações governamentais e não governamentais e instituições diversas com intuito de compartilhar proposições de transformação da sociedade, articuladas com os valores de igualdade, diversidade, justiça social e democratização.

A primeira edição foi realizada em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba. Desde então, o congresso tem sido realizado bianualmente por universidades localizadas nas diversas regiões, contemplando a diversidade regional do país.  A oitava edição, realizada em Natal no ano de 2018, recebeu, segundo os organizadores, cerca de 9 mil pessoas e 5 mil trabalhos apresentados nos três dias de programação.

A programação completa do evento e as instruções para as inscrições estão disponíveis em: https://www.ufmg.br/cbeu/o-evento/sobre-o-cbeu/

Tags:

11 mar 2021