Curso: “A ética no serviço público e as práticas de autocomposição de conflitos”

Nos dias 27 e 28/03, a UNIFAL-MG promoverá para seus servidores o curso de capacitação presencial “A Ética no serviço público e as práticas de autocomposição de conflitos”, a ser ministrado pelo professor da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), José Albenes Bezerra Júnior.

Com duração de 16 horas, o curso acontecerá das 08 às 12h e das 13 às 17h, na Sede, no auditório Dr. João Leão de Faria. Para os campi de Poços de Caldas e Varginha o curso será via webconferência, sendo que as salas serão agendadas e informadas após confirmação de inscritos.

Período de inscrições de 12 a 25/03.

Sobre o curso:

A capacitação abordará, inicialmente, a necessidade do investimento em políticas preventivas relacionadas às regras deontológicas, aos deveres e vedações ao servidor público. Possibilitar que assuntos como “zelo”, “moralidade”, “eficiência”, “probidade”, “respeito”, “assiduidade” sejam discutidos sem que, necessariamente, o ambiente esteja acometido por “atos de assédio”, “improbidade” ou “descaso com o patrimônio público”. Outra abordagem da capacitação estará relacionada a necessidade de inserção das práticas de consensualização de conflitos (mediação) no serviço público. O conflito que venha a surgir e que oportuniza, apenas, o procedimento de apuração e punição, abandonando o caráter dialógico e invisibilizando as pessoas envolvidas no processo, é prejudicial às pessoas envolvidas no conflito, à universidade e aos destinatários do serviço público. Por fim, a última proposta será a de capacitar os servidores públicos para que estes também sejam agentes propagadores e atuantes nessa política preventiva de mediação. A capacitação envolve tanto o conhecimento normativo/prático do código de ética (Decreto 1.171/94), como o conhecimento acerca da própria mediação e suas técnicas (imparcialidade, oralidade, informalidade, busca pelo consenso, confidencialidade, boa-fé, empatia, escuta ativa, rapport, parafraseamento entre outras). O projeto “Pontes de Mediação”, premiado no IV Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética Pública será discutido.

27 - 28 mar 2019
Expired!