Feira Agroecológica e Cultural da UNIFAL-MG (FACU)

Nesta quinta-feira, 22/08, às 9h, será lançada a Feira Agroecológica e Cultural da UNIFAL-MG (FACU).

Programada para ocorrer no Palquinho, na sede da Universidade, a feira acontecerá quinzenalmente (sempre às quintas) e é aberta a toda a comunidade de Alfenas e região.

Sobre a feira

A Feira Agroecológica e Cultural da UNIFAL-MG (FACU) é uma iniciativa do projeto de extensão “Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas”, realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e visa a promoção e o fomento de políticas de Reforma Agrária, Desenvolvimento Rural, Soberania Alimentar, Segurança Nutricional e Agroecologia no município de Alfenas e em toda região do Sul de Minas Gerais.

Por meio de ações de extensão e comunicação entre Universidade e Comunidade, a FACU representa uma oportunidade de construção coletiva de saberes agroecológicos a partir da troca de conhecimentos entre Universidade, agricultores e comunidade, bem como uma forma de incentivo e apoio ao PL Nº 6.670/2016 que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), aprovado nas comissões especiais do Congresso em dezembro de 2018. Trata-se ainda, de um apoio e incentivo para que o sul de Minas Gerais se transforme em território livre de agrotóxicos por meio da criação do Polo Agroecológico, tal como a Zona da Mata mineira que se tornou, pela Lei estadual (Lei 23.207/2018), Polo Agroecológico e Produção Orgânica.

A feira também pode se constituir num espaço de sociabilidade e formação de estudantes, professores e agricultores em geral, ou seja, um encontro entre produtores e consumidores a partir do qual se busca garantir a soberania alimentar e segurança nutricional dos povos do campo e da cidade. Em suma, a FACU representa o compromisso da Universidade Federal de Alfenas com o fomento à produção de alimentos livres de agrotóxicos, bem como o desenvolvimento socioambiental de comunidades tradicionais, assentamentos rurais, agricultura família e camponesa, incentivando – via ensino, pesquisa e extensão – a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável regional.

22 ago 2019
Expired!