Início do curso – Autonomia, responsabilidade e participação na educação municipal: da constituição à institucionalização do CME de Alfenas

A UNIFAL-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação (CME) de Alfenas, promoverá entre os dias 19/08 e 04/11, um curso de formação para os conselheiros municipais de educação do município. Intitulado “Autonomia, responsabilidade e participação na educação municipal: da constituição à institucionalização do Conselho Municipal de Educação de Alfenas-MG”, o curso contará com a participação dos professores Bartolomeu José Ribeiro de Souza (Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT), Luiz Antônio Staub Mafra (ICSA/UNIFAL-MG), José Roberto Porto de Andrade Junior (ICSA/UNIFAL-MG) e Marcelo Pedroso Goulart (MPSP).

As atividades acontecerão de forma remota, por meio da plataforma do Google Meet (atividades síncronas) e do Moodle UNIFAL-MG (atividades assíncronas). Com o objetivo de capacitar os membros da atual gestão do Conselho e contribuir para a elaboração coletiva da proposta de Regimento Interno do órgão, o curso visa proporcionar, entre seus membros, uma compreensão compartilhada das questões que perpassam as políticas educacionais em geral, o contexto educacional local e as atribuições do CME de modo específico, afim de aprimorar o funcionamento do órgão por meio da realização de ações articuladas, teórica, contextual e politicamente fundamentadas, contribuindo, em paralelo, para sua institucionalização.

Público-alvo: conselheiros(as) municipais de educação de Alfenas-MG – titulares e suplentes – e servidores da educação indicados pela Secretaria Municipal do setor
Inscrições: pelo CAEX
Modalidade: on-line
Cronograma: 19/08 a 04/11
Transmissão: plataforma do Google Meet (atividades síncronas) e Moodle UNIFAL-MG (atividades assíncronas)

Informações adicionais:

A conferência de abertura do curso ocorrerá nesta quinta-feira (19/08), das 19h às 21h, e será ministrada pelo professor Bartolomeu José Ribeiro de Souza (Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT).

Dados:
Curso de Formação – Autonomia, responsabilidade e participação na educação municipal: da constituição à institucionalização do Conselho Municipal de Educação de Alfenas-MG
Promoção: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Apoio: Secretaria Municipal de Educação de Alfenas-MG
Conselho Municipal de Educação de Alfenas-MG
Realização: Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG
Coordenação: Profa. Geovania Lúcia dos Santos (ICHL/UNIFAL-MG)
Vice-Coordenação: Profa. Maria Eliza Nogueira Oliveira (ICHL/UNIFAL-MG)

Para mais informações, acesse aqui.

19 ago 2021
Expired!