Lançamento da plataforma: Sistema de Compartilhamento de Dados Geoespaciais (SisGEO)

O Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro) realizará no dia 09/08, o lançamento da plataforma “Sistema de Compartilhamento de Dados Geoespaciais (SisGEO)”. O evento contará com a participação da equipe de desenvolvimento do SisGEO, do diretor do NTI, Marcelo Fernandes, e da coordenadora da plataforma TerraBrasilis do INPE, Karine Reis Ferreira.

O lançamento da plataforma ocorrerá a partir das 19h, e será transmitido pelo canal oficial do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Com o objetivo de evidenciar a potencialidade de cooperações interdisciplinares, na formação discente e na transferência de tecnologia, e contribuir com a divulgação e compartilhamento de dados geoespaciais produzidos pela UNIFAL-MG à Sociedade.

Público-alvo: comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação relacionados à temática socioambiental, bem como a diversos segmentos da Sociedade (prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, turismo e lazer, dentre outros)
Inscrições: pelo CAEX
Modalidade: online

Informações adicionais

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Marcelo de Oliveira Latuf (do Instituto de Ciências da Natureza), a plataforma SisGEO foi pensada com o intuito de tornar-se um portal para o armazenamento e disseminação de dados geoespaciais produzidos pelo Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro). Entretanto, no decorrer de sua estruturação, o foco da pataforma foi ampliado e passou-se a planejar a integração do curso de graduação e pós-graduação em Geografia.

Ela […] “é fruto da parceria interdisciplinar entre os cursos de Geografia e Ciência da Computação, com o apoio do Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG (NTI) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” explicou o docente. Que fez questão de destacar que […] “diversos os setores da Sociedade serão impactados positivamente com o acesso mais facilitado aos dados geoespaciais. Dentre eles estão o setor de turismo e lazer, prefeituras, órgãos de gestão estaduais (Instituto Mineiro de Gestão de Águas – IGAM, Instituto Estadual de Florestas – IEF, Ministério Público Estadual – MPMG).” E finalizar com a informação de que a plataforma […]”SisGEO vem preencher uma lacuna na divulgação e compartilhamento de dados geoespaciais produzidos pelo curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas”.

09 ago 2022
Expired!