Lives “Vida, Obra e Atualidade do Pensamento de Paulo Freire”

O Grupo de pesquisa Educateliê (CNPQ), sob a liderança da Profa. Vanessa Girotto, em parceria com docentes das universidade participantes do coletivo “Universidades Rumo ao Centenário de Paulo Freire” (UFG, UNILA, UEPG, UFMS, UFMT, UFPR, UFSCar), realizarão a série de lives “Vida, Obra e Atualidade do Pensamento de Paulo Freire”. Além de contar com a participação da professora Nita Freire, e dos professores Ubiratan D’ambrósio e Miguel Arroyo as lives reunirão pesquisadores(as) e professores(as) de notório saber sobre a vida, obra e o pensamento de Paulo.

As atividades acontecerão entre os dias 02 e 04 de dezembro, a partir das 19h, com transmissão pelo canal do Youtube e página do Facebook do Grupo Educateliê. Com o objetivo de proporcionar um debate em torno do pensamento e obra de Paulo Freire e as contribuições dele para educação brasileira e internacional.

Público-alvo: profissionais da educação básica e do ensino superior da UNIFAL-MG e de outras instituições, estudantes dos diferentes níveis do ensino, pesquisadores(as) e demais interessados(as) no tema
Modalidade: on-line (com transmissão pelo canal do Youtube e página do Facebook do Grupo Educateliê)
Duração: 02, 03 e 04/12

Informações adicionais:
De acordo com as informações enviadas por Marcos Nery “na atual conjuntura nacional, o debate em torno do pensamento e obra de Paulo Freire no campo educacional tem se revelado um tema problemático nos últimos anos na medida em que vivemos posições antagônicas com relação às contribuições deste pensador para educação brasileira e internacional. Uma questão central que nos colocamos e que emergiu já nos primeiros encontros da disciplina Educação e Atualidade Brasileira envolve mitificação das ideias deste autor entre sua demonização e santificação. Paulo Freire o doutrinador marxista cultural que acabou com a educação brasileira ‘versus’ Paulo Freire o profeta libertário e redentor que oferece a solução para todos os problemas da educação em todo o mundo. Nós entendemos e defendemos um posicionamento que se pauta pela matriz dialógica freiriana neste debate. Neste sentido, entendemos que devemos, por meio do diálogo com toda a comunidade envolvida em nosso projeto, analisar e refletir criticamente sobre o que se coloca nesse debate de forma superficial para um enraizamento das questões que são fundamentais”.

Confira abaixo, a programação do evento:

02/12 – às 19h, live com a Profa. Nita Freire – link: https://youtu.be/F5N6n66lZdo
03/12 – às 19h, live com Prof. Ubiratan D’ambrósio – link: https://youtu.be/4_KdT6f-xK8
04/12 – às 19h, live com Prof. Miguel Arroyo – link: https://youtu.be/tXgYgWnZg2Y

Data

02 dez 2020
Expired!

Tempo

19:00
Categoria
Copy link
Powered by Social Snap