Madrigal UNIFAL-MG realiza concerto especial de final de ano

O projeto de extensão “Madrigal UNIFAL-MG” realizará no domingo, 18/12, o concerto de encerramento das atividades de 2022. O evento contará com a regência de João Pedro Boroni e ocorrerá a partir das 18h, no Hall do prédio R, na Sede da Universidade, em Alfenas.

Durante o concerto, o Madrigal apresentará um repertório de música antiga, que integra o período Renascentista, e a versatilidade do grupo com canções Populares da Música Brasileira e Contemporânea.

Público-alvo: comunidade em geral
Modalidade: presencial

Informações adicionais

Sobre o Projeto

De acordo com os coordenadores do projeto, Cláudio Scassiotti e José Mário Barbosa Alves, o Madrigal é um projeto de extensão fundado em 2009. Conta com 20 participantes, entre servidores, discentes da universidade e membros da comunidade externa, […] “na sua maioria, integrantes que não possuem formação musical”. O grupo é composto por dentista, engenheiro, arquiteto, fonoaudiólogo, professor, além dos alunos e servidores da Universidade.

Seu principal objetivo é a formação de público para a fruição de um estilo musical pouco divulgado, principalmente renascentista. A metodologia utilizada é o estudo da técnica vocal voltada para a correta colocação da voz, bem como um intenso trabalho de estudo e desenvolvimento de percepção musical. O Madrigal desenvolve suas atividades com participações em eventos, festivais e concursos, concertos periódicos, cantatas de natal, gravações, além de apresentações musicais internacionais, como na Universidade do Porto em Portugal. Foi contemplado em 2020 pelo Prêmio Respirarte da FUNARTE, e vencedor do AMERIDE – Concurso Internacional de Canto Coral em 2013 (prêmio Melhor Coro de Vozes Mistas da América Latina) e em 2018 (Melhor Coro).

Sobre o Regente

João Pedro Boroni é pianista e compositor, estudou na Universidade Estadual de Campinas, Unincor e Claretiano Centro Universitário. Sua formação inclui também a Berklee College of Music, nos Estados Unidos. Atuou como pianista e regente assistente de vários projetos musicais de 2008 a 2019. Foi professor de piano popular do conservatório municipal de Alfenas, onde também estudou na adolescência. Como compositor, é responsável por trilhas sonoras de cinema, teatro, arranjos e orquestrações.

O compositor também atuou como regente e arranjador da Camerata Theophilus (orquestra de câmara da UNIFAL-MG) de 2016 a 2018. Em 2019 foi pianista da remontagem do musical “O Fantasma da Ópera”, dirigido por Ramon Moraes.

Confira o vídeo da Música Magnum Mysterium de Javier Busto, gravado e divulgado durante a pandemia:

18 dez 2022
Expired!