Química Faz Bem

A UNIFAL-MG promove na próxima semana o evento “Química Faz Bem” que acontece em comemoração ao Dia do Químico, celebrado em 18 de junho. Com atividades interativas, a ação promovida pela UNIFAL-MG abre espaço para conversas sobre ciência com a população, em um formato descontraído e informal. A movimentação começa na terça-feira, 11 de junho, na Sede da Universidade, com atividades as 08h às 11h e das 13h às 17h, no Palquinho, oportunidade em que será inaugurado o Mural do Instituto de Química a partir das 10h. No centro da cidade, o evento acontece diretamente na Praça Getúlio Vargas, no sábado, dia 15 de junho, das 8h às 13h.

Na edição de 2024, estão previstas atividades, apresentação de pesquisas e curiosidades sobre temas, como:

• Estudo da Potabilidade da Água da Fonte do Bairro dos Santos Reis
• “Olha, olha, olha, olha a água mineral!
• Descontaminação da água por eletrofloculação
• Nadinha de Química! Será que isso é possível?
• CIANOTIPIA: Química através da ARTE
• Você conhece os materiais inteligentes?
• O que são tecidos inteligentes?
• Fases da Compostagem
• Seu batom diz tudo
• A química do Cabelo
• Um combustível que não polui
• Redemoinhos de água: furacão dentro de garrafas pets
• Luminescência: o mundo sob uma ótica colorida
• A Química das células fotovoltaicas ou células solares
• O potencial dos metais no tratamento contra o câncer
• A ciência dentro da cápsula: você confia no seu medicamento?
• Está escrito nas tuas células!
• Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal
• Com Biossegurança a Química faz bem!
• Essa fumaça corrói!
• Livres e conectados – Baterias: as responsáveis pela liberdade
• A Química do Chocolate
• A Biotecnologia que você não vê, mas está pertinho de você!
• Você é um perito!
• Espaço Pequeno Cientista

O “Química Faz Bem” é uma iniciativa colaborativa que envolve docentes, técnicos administrativos e colaboradores do Instituto de Química (IQ) e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade. Sob a coordenação das professoras Danielle Ferreira Dias e Giovana de Fátima Lima Martins, as atividades são organizadas com o apoio dos docentes Mariane Gonçalves Santos, Márcia Cordeiro, Cláudia Torres e Nelson Henrique Teixeira Lemes, além de docentes e discentes dos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Ciências Ambientais e Biotecnologia.

Outras informações sobre o evento Química Faz Bem podem ser acessadas no perfil @quimicafazbem no Instagram.

Tags:

11 jun 2024