Semana das Mulheres: Roda de conversa sobre violência de gênero e lançamento do Formulário de Acolhimento

O Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), vinculado ao Departamento de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), realizará entre os dias 15 e 19/03, a “Semana das Mulheres: diversidades, lutas e resistências”.

Com o objetivo de acolher, partilhar e debater questões ligadas ao tema, a programação do evento contará com rodas de conversa e lançamento de livro, vídeo e “Formulário de Acolhimento NAM/UNIFAL-MG” (que busca atender as demandas e acolher os depoimentos de violência na Universidade).

No dia 15/03, ocorrerão duas atividades: às 16h, roda de conversa sobre violência de gênero com mediação Marta Rovai (UNIFAL-MG) e participação de Naiara de Assis Castelo Branco (UFPI) e Michelle Pires Lima (UFAM). E às 18h, lançamento do “Formulário de Acolhimento NAM/UNIFAL-MG” com a participação de Anayara Souza (UNIFAL-MG) e Débora Felício (UNIFAL-MG).

Público-alvo: comunidade interna e externa
Inscrições: pelo CAEX
Modalidade: online
Transmissão: canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube

Informações adicionais:

De acordo com as informações fornecidas pela Profa. Lívia Nascimento Monteiro, o NAM é uma comissão permanente que tem o objetivo de planejar, executar, monitorar e disseminar o conjunto de ações, políticas e serviços de enfrentamentos, combate e a erradicação da cultura de violência de gênero, materializada sob a forma de agressão física e psicológica, estupros, assédio sexual, assédio moral, misoginia, sexismo, desrespeito e desqualificação intelectual, discriminação contra mulheres em espaços e cursos tradicionalmente masculinos acesso a recursos de pesquisas, dentre outras ações.

O formulário que será lançado é um espaço virtual construído por e para mulheres para receber, sem julgamentos, todas as pessoas que buscarem orientação e apoio para que a UNIFAL-MG seja um ambiente cada vez mais próximo do acolhedor, seguro e justo para toda sua comunidade.

“Reconhecemos que a UNIFAL-MG precisa melhorar bastante neste quesito e, por isso, o NAM se esforça para enfrentar problemas de violência de gênero, a fim de que nenhuma pessoa passe por isso em silêncio ou tenha que resolver sozinha esse tipo de problema”, destaca a professora finalizando com a explicação sobre a elaboração do formulário. “Sempre que desejamos resolver um problema é preciso, em primeiro lugar, conhecê-lo e, então, enfrentá-lo. Para isso, elaboramos o questionário, pois precisamos saber o que está acontecendo para, juntos construirmos a solução”.

Data

15 mar 2021
Expired!

Tempo

16:00
Categoria