Seminários em Matemática: “Uma Proposta de Sequência Didática para Abordagem dos Números Complexos”

Na terça-feira, 04/06, o projeto “Seminários em Matemática” realizará mais uma atividade. Intitulada “Uma Proposta de Sequência Didática para Abordagem dos Números Complexos”, a palestra ocorrerá às 16h na sala R-102, na Sede da UNIFAL-MG, e será ministrada pelo Prof. Bruno Tobias.

Os Seminários em Matemática integram um evento extensionista que tem como objetivo a criação de um ambiente de troca de saberes, ensino, divulgação e aprendizagem de temas relacionados à matemática, por meio de exposições de pesquisas por discentes, docentes e convidados da comunidade externa.

Sobre o tema da palestra

Nos atuais livros didáticos referentes ao nível médio de ensino, o conjunto dos números complexos é dado segundo uma abordagem bastante tradicional, a qual é apresentado um fato histórico, muitas das vezes não concernente ao conteúdo estudado, e em seguida define-se as operações básicas deste conjunto, sendo seus elementos dados na sua forma algébrica. A ausência de contextualização somada ao uso recorrente de definições e fórmulas, sem relacionar estas com as transformações no plano complexo, é um dos motivos do baixo interesse neste tópico, embora muito rico na Matemática e necessário a outras ciências. Com o propósito de obter um tempo maior em sala de aula para lidar com a contextualização e utilização dos números complexos, a estratégia de ensino se faz primordial. Visto que o estudo das matrizes é anterior ao número complexo, nesta palestra, será proposta uma sequência didática para o processo de ensino-aprendizagem dos números complexos, fazendo uso da representação matricial. Com isso, o estudo dos números complexos se dará, de uma maneira acessível aos alunos do ensino médio, face à maior familiaridade destes em lidar com o conjunto de matrizes.

Data

04 jun 2019
Expired!

Tempo

16:00

Mais Informações

Leia Mais
Categoria