UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Alfenas | Poços de Caldas | Varginha
Sul de Minas Gerais

UNIFAL-MG promove VI curso de Filosofia Política entre os dias 16/05 e 06/06, no campus Varginha

A UNIFAL-MG realiza, pelo sexto ano consecutivo, curso gratuito em formação política para a comunidade interna e externa da Universidade. A iniciativa é promovida pelo projeto de extensão “Um livro, várias lições”. A programação acontece entre os dias 16/05 e 06/06, com aulas aos sábados, das 8h às 12h, no campus Varginha. As inscrições estão abertas até o dia 15/05 e devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/gcttRkE8uUzC4jQLA.

A atividade é coordenada pela professora Elisa Zwick, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Nesta sexta edição, as discussões dialogam com o tema “Democracia: Igualdade e Liberdade”. Nas aulas, os ministrantes analisam obras consideradas clássicas e abrem espaço para o debate entre os participantes. Os conteúdos estão inseridos nas áreas de História, Sociologia e Ciência Política.

 

Programação

Data: 16 de maio
Aula 1: A Democracia dos antigos e o dilema igualdade x liberdade
Ministrante: Prof. Sandro Amadeu Cerveira – UNIFAL-MG

Aula 2: Democracia dos Modernos: a persistência do
dilema entre igualdade e liberdade
Ministrante: Prof. Thiago Silame – UNIFAL-MG

Data: 23 de maio
Aula 3: Novo imperialismo e ‘crise’ da democracia liberal: a atualidade da obra As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano.
Ministrante: Vanessa Tavares Dias – UNIFAL-MG

Data: 30 de maio
Aula 4: Democracia e Fake News: Um diálogo com Hannah Arendt sobre a mentira na política
Ministrante: Prof. Francisco Xarão – UNIFAL-MG

Data: 06 de junho
Aula 5: Revolução, igualdade e democracia em Rosa Luxemburgo
Ministrante: Prof. Lucas Magalhães Costa – UFMG

Data

16 maio 2026

Tempo

08:00 - 12:00

Localização

Campus Varginha