Boletim dos Projetos “INFOCOVID – Informação sobre covid-19 para a comunidade” e
“Perfil epidemiológico e indicadores de saúde relacionados à covid-19 no Brasil e no
estado de Minas Gerais” da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Coordenador: 

Prof. Sinézio Inácio da Silva Júnior (UNIFAL-MG)
Coordenador adjunto:
Prof. Luiz Felipe de Paiva Lourenção  (UNIFAL-MG)
Pesquisadoras e extensionistas: 
Ana Clara Figueredo Dias1, Luis Gustavo Argero Pereira2,
Olga Anastácio de Oliveira1, Rafaela Aparecida Breves Batista3 
e Thayla Eugênia da Silva Tomé1
¹ Discente de Biomedicina – UNIFAL-MG  | ² Discente de Odontologia – UNIFAL-MG | ³ Discente de Farmácia – UNIFAL-MG
Contato:
sinezio@unifal-mg.edu.br

ATENÇÃO: esta é uma publicação de resultados de projeto de pesquisa da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, mas opiniões eventualmente expressas no texto não significam necessariamente a posição oficial da UNIFAL-MG.

Com o objetivo de verificar o perfil epidemiológico e possíveis correlações entre parâmetros de saúde e a evolução da doença nacional e regionalmente, pesquisadores da UNIFAL-MG desenvolvem o projeto de Iniciação Científica “Indicadores Covid-19”, a fim de monitorar, por meio de boletins semanais, o número de casos confirmados, recuperados, internados e óbitos.

O projeto é coordenado pelo epidemiologista e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, e conta com a participação das pesquisadoras Ana Carolina Carvalho da Silva, acadêmica do curso de Farmácia, e Ana Clara Figueredo Dias, do curso de Biomedicina.

A equipe verifica nas unidades da federação e em Minas Gerais – por macrorregião de saúde e municípios da macrorregião sul -, o perfil expresso por incidência, mortalidade, letalidade, coeficiente de incidência acumulada, coeficiente de prevalência e de mortalidade padronizados e não padronizados, agregados e desagregados conforme idade, sexo biológico, raça/etnia, local de residência, meses e semanas da situação epidêmica.

O estudo também apresenta indicadores de saúde que podem ser – e estão sendo – afetados pela pandemia, como internações, procedimentos hospitalares cirúrgicos e clínicos, tempo médio de internação e taxa de mortalidade hospitalar, além de dados sobre SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Leia também: Pesquisadores da UNIFAL-MG monitoram, semanalmente, a evolução da Covid-19 no Brasil; projeto científico ajuda a compreender indicadores da pandemia

Confira a seguir os boletins:

:: Boletim Epidemiológico N° 80 – 27/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 80 – 27/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Após breve queda, número de casos volta a aumentar. Conforme dados da edição nº 80 do boletim Indcovid, o efeito do “feriadão” de Corpus Christi se fez sentir no ritmo de novos casos de covid-19. A 25ª Semana Epidemiológica (SE – de 19 a 25 de junho) em Minas Gerais apresentou aumento da incidência em 13 das…

:: Boletim Epidemiológico N° 79 – 20/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 79 – 20/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

“A segunda onda da ômicron estaria terminando?”, essa é a pergunta que abre o boletim da semana. Conforme os pesquisadores, após um mês e meio de crescimento, há quase uma semana observamos interrupção no aumento de novos casos de covid-19. É necessário ainda observarmos a evolução por mais uma semana pelo menos. Mas isso estaria coerente com…

:: Boletim Epidemiológico N° 78 – 13/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 78 – 13/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Nesta edição, os pesquisadores analisam a urgência de controlar a pandemia. Segundo eles, a média móvel de novos casos de covid-19 hoje em Minas Gerais e Sul de Minas é equivalente a de um ano atrás, porém com seis vezes menos óbitos. Isso indica tanto o poder da vacina em proteger contra casos graves quanto sua perda…

:: Boletim Epidemiológico N° 77 – 06/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 77 – 06/06/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Nesta edição, os pesquisadores registram que o alto ritmo de contágio por tempo prolongado em população parcialmente vacinada e com reinfecções tem produzido e facilitado a circulação de variantes do SARS-CoV-2 mais transmissíveis e resistentes à vacina. No Brasil e em Minas Gerais, essa circunstância criada pelo precoce afrouxamento no uso das máscaras e vacinação tem facilitado…

Copy link
Powered by Social Snap