Equipe de pesquisa e extensão: 
Ana Carolina Carvalho da Silva¹, Ana Clara Figueredo Dias²,
Carolina Berraut Chiminazo², Jamile Cristina Lima¹,
Maria Nardini Menegaz¹, Olga Anastácio de Oliveira²,
Rafaela Aparecida Breves Batista¹, Thayla Eugênia da Silva Tomé¹
¹ Acadêmica de Farmácia – UNIFAL-MG  | ² Acadêmica de Biomedicina – UNIFAL-MG
Coordenadores: 
Prof. Sinézio Inácio da Silva Júnior (UNIFAL-MG) e
Prof. Luiz Felipe de Paiva Lourenção  (UNIFAL-MG)
Contato:
sinezio@unifal-mg.edu.br

ATENÇÃO: esta é uma publicação de resultados de projeto de pesquisa da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, mas opiniões eventualmente expressas no texto não significam necessariamente a posição oficial da UNIFAL-MG.

Com o objetivo de verificar o perfil epidemiológico e possíveis correlações entre parâmetros de saúde e a evolução da doença nacional e regionalmente, pesquisadores da UNIFAL-MG desenvolvem o projeto de Iniciação Científica “Indicadores Covid-19”, a fim de monitorar, por meio de boletins semanais, o número de casos confirmados, recuperados, internados e óbitos.

O projeto é coordenado pelo epidemiologista e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, e conta com a participação das pesquisadoras Ana Carolina Carvalho da Silva, acadêmica do curso de Farmácia, e Ana Clara Figueredo Dias, do curso de Biomedicina.

A equipe verifica nas unidades da federação e em Minas Gerais – por macrorregião de saúde e municípios da macrorregião sul -, o perfil expresso por incidência, mortalidade, letalidade, coeficiente de incidência acumulada, coeficiente de prevalência e de mortalidade padronizados e não padronizados, agregados e desagregados conforme idade, sexo biológico, raça/etnia, local de residência, meses e semanas da situação epidêmica.

O estudo também apresenta indicadores de saúde que podem ser – e estão sendo – afetados pela pandemia, como internações, procedimentos hospitalares cirúrgicos e clínicos, tempo médio de internação e taxa de mortalidade hospitalar, além de dados sobre SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Leia também: Pesquisadores da UNIFAL-MG monitoram, semanalmente, a evolução da Covid-19 no Brasil; projeto científico ajuda a compreender indicadores da pandemia

Confira a seguir os boletins:

:: Boletim Epidemiológico N° 56 – 10/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 56 – 10/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O número 56 do boletim Indcovid anuncia a maior escalada de casos de toda a pandemia. A edição aponta que o Brasil vive a maior escalada de casos de covid-19 de toda a pandemia. Em Minas Gerais, a região Sul é a com maior ritmo de contágio, com taxa de incidência, na primeira semana do ano, 3…

:: Boletim Epidemiológico N° 55 – 3/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 55 – 3/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O primeiro boletim Indcovid do ano de 2022 apresenta a taxa de incidência diária média na última semana epidemiológica em Minas Gerais, entre 26/12/21 e 1/1/22. Segundo os pesquisadores, na 52ª semana epidemiológica, 13 das 14 regiões registraram aumento da taxa de incidência diária semanal (Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste Sul, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul,…

:: Boletim Epidemiológico N° 54 – 27/12/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 54 – 27/12/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A última edição do boletim Indcovid de 2021 aponta que na 51ª semana epidemiológica, oito das 14 regiões registraram aumento da taxa de incidência diária semanal (Centro, Centro Sul, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Vale do aço). A média geral para o estado registrou diminuição, indo de 22,4 para 22,0. Situação epidêmica da covid-19 em…

:: Boletim Epidemiológico N° 53 – 20/12/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas
:: Boletim Epidemiológico N° 53 – 20/12/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

De acordo com o boletim n° 53, as 14 regiões de Minas Gerais registraram queda da taxa de incidência diária na última semana epidemiológica (12/12 a 18/12). A média geral para o estado também registrou diminuição, indo de 22,8 para 22,4. Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (situação da média móvel em 20/12) = Casos: Minas…

Copy link
Powered by Social Snap