Serviços

Todos os serviços oferecidos pela UNIFAL-MG ao cidadão estão disponíveis na Carta de Serviços ao Usuário. Acesse!

Abaixo, estão elencadas, informações sobre serviços que constam na Carta de Serviços, porém, não estão disponíveis em página web.

Centro de Especialidades Médicas

O Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Unidade Santa Clara em Alfenas, contempla atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em atendimento médico ambulatorial.

As atividades na clínica são acompanhadas pelos médicos professores e desenvolvidas por alunos do quarto, quinto e sexto anos, e do primeiro ao quinto ano da residência médica, além de pós-graduandos.

Atualmente são disponibilizados 22 ambulatórios especializados, com média prevista de 500 atendimentos ao mês.

As áreas são: Clínica Médica Especializada, Cirurgia Especializada, Ginecologia Especializada, Saúde Mental e Medicina de Imagem.

Informações:
Faculdade de Medicina
Atendimento: Segunda a Sexta
Telefone: (35) 99153-0276   (35) 3701-1990 – Telefone fixo em manutenção
Link: https://www.unifal-mg.edu.br/faculdadedemedicina/

 

Clínica de Fisioterapia

Os atendimentos prestados pela Clínica de Fisioterapia ocorrem via SUS, portanto, para ter acesso a este serviço o paciente deverá procurar o Posto de Saúde (PSF) mais próximo de sua residência, tendo em mãos o encaminhamento médico pelo SUS.

São prestados mensalmente atendimentos nas áreas de Fisioterapia como:

  • Fisioterapia em Ortopedia
  • Fisioterapia em Urologia, Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia
  • Fisioterapia Neurológica
  • Fisioterapia Respiratória/Pneumológica
  • Fisioterapia Neuropediátrica
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia em Geriatria
  • Fisioterapia em Hidroterapia

Informações
Unidade Santa Clara
Atendimento: Segunda a Sexta-feira
Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h
Telefone: (35) 99153-2630     (35) 3701-1900 (Telefone fixo em manutenção)

 

Clínica de Odontologia

O atendimento odontológico pode ser preventivo, interceptivo e curativo sendo que esta Instituição oferece em suas diversas clínicas, atendimentos que abrangem todos estes procedimentos, procurando sempre devolver aos pacientes a saúde bucal e, ao mesmo tempo, o seu bem-estar físico, mental e social.

Cirurgia (35) 3701-9407
Dentística Preventiva e Restauradora I e II (35) 3701-9421
Endodontia, Cirurgia Periodontal (35) 3701-9413
Estomatologia (35) 3701-9416
Clínica (35) 3701-9413
Cirurgia (35) 3701-9410
Integrada I,II,III (35) 3701-9410
Odontopediatria I, II e III (35) 3701-9421
Prótese Fixa Unitária (35) 3701-9417
Radiologia Odontológica e Imaginologia (35) 3701-9408

Informações
Faculdade de Odontologia
Atendimento: Segunda a Sexta-feira
Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h
Documentos necessários para atendimento: RG ou CNH, CPF, Cartão Nacional do SUS
Mais informações: https://www.unifal-mg.edu.br/odonto/clinicas

 

Farmácia Universitária

A Farmácia Universitária visa formar acadêmicos de Farmácia para o mercado de trabalho.

A missão do setor é contribuir para o aprimoramento técnico e formação humanística dos acadêmicos de Farmácia e oferecer produtos e serviços de qualidade visando a melhoria do bem-estar da comunidade da UNIFAL-MG.

Disponibiliza serviços de drogaria, manipulação de fórmulas magistrais, cosméticos e atenção farmacêutica (acompanhamento farmacoterapêutico).

Informações
Laboratório de Manipulação
Atendimento: Segunda a Sexta-feira
Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h
Telefone: (35) 3701-9519
E-mail: farmaciauniversitaria@unifal-mg.edu.br

 

Laboratório de Anatomopatologia Bucal

Fornece laudos anatomopatológicos de biopsias de lesões bucais enviadas para o Laboratório de Patologia da UNIFAL-MG, via correios ou pessoalmente.

Os laudos anatomopatológicos ficam prontos em até 15 dias quando não há necessidade de exames complementares e consultorias.

Informações
Contatar os professores da disciplina de Patologia, Alessandro Antônio Costa Pereira, Felipe Fornias Sperandio e Carine Ervolino de Oliveira, ou a técnica Maria Ângela Rodrigues
Telefone: (35) 3701-9563
Endereço para envio de biopsias: Laboratório de Patologia Bucal – Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – CEP 37130-001

 

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares é um programa de extensão, realizado no campus de Varginha, que foi constituído em 2010, sendo composta por uma equipe multidisciplinar de docentes e discentes.

Tem como objetivo articular, multidisciplinarmente, áreas de conhecimento com grupos populares interessados em gerar trabalho e renda, visando a contribuir na formação de cooperativas populares e/ou empresas autogestonárias, nas quais os trabalhadores têm o controle de todo o processo de produção.

Informações
ITCP/UNIFAL-MG, na sala 105, no prédio B
Atendimento: Segunda a Sexta-feira
Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h
E-mail: itcp@unifal-mg.edu.br

 

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, que visa oferecer apoio tributário e fiscal gratuito para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Na UNIFAL-MG é oferecido no campus Varginha, com o objetivo de proporcionar aos alunos contato com atendimento ao público e com a atividade de assessoria e consultoria nas áreas contábil e fiscal, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula e nas demais atividades de ensino e extensão universitária.

Para que possam atender à população, os estudantes são selecionados por meio de edital e capacitados sob a coordenação do professor responsável.

Além de orientações sobre Declaração do Imposto de Renda (Pessoa Física), o NAF também auxilia na Declaração Simplificada de Imposto de Renda (Pessoa Física); na Inscrição e 2ª via do CPF; na Consulta cadastral e fiscal de Pessoa Física perante a Receita Federal; no Esclarecimento de assuntos como MEI, e-Social, entre outros; e agendamento de horário na Receita Federal do Brasil.

Informações:
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Atendimento: Todas as terças e quintas no prédio B – Sala 209 – Av. Celina Ferreira Ottoni, nº 4000 – Bairro Padre VitorCampus Varginha
Horário: das 14 às 16h, sala B-209
O NAF oferece também atendimento via e-mail para aqueles que não têm disponibilidade para comparecer presencialmente nos dias e horários de atendimento: naf.unifal@gmail.com

 

Universidade Aberta à Terceira Idade

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) é um conjunto articulado de ações de extensão (projetos em diferentes áreas do saber e eventos) realizado para atender a demandas do grupo populacional com idade igual ou superior a 60 anos, visando promover a qualidade de vida.

Ofertado na Sede da UNIFAL-MG, conta com a participação de oficineiros voluntários, docentes e discentes de diferentes unidades acadêmicas da universidade (Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Farmácia, Letras, Enfermagem, Matemática, Medicina, etc).

Busca desenvolver atividades que estimule os participantes a exercer autonomia no viver, ter qualidade de saúde corporal e mental na perspectiva da pessoa idosa. São projetos que oferecem diferentes atividades de forma a estimular atividade física, cognitiva e motora, bem como exercitar o bem-estar mental e emocional, contribuindo para a melhor qualidade de vida das pessoas envolvidas.

São oferecidas para os participantes: oficinas temáticas, com artesanato, leitura, música, atividade física, informática, jogos, estudo de línguas, dança, fisioterapia, orientação nutricional, entre outras.

Informações
Pró-Reitoria de Extensão, prédio L
Atendimento: Segunda a Sexta-feira
Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h
Telefone: (35) 3701 9300
E-mail: extens@unifal-mg.edu.br