UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Alfenas | Poços de Caldas | Varginha
Sul de Minas Gerais

Professora da Famed é uma das autoras do 1º Tratado de Paralisia Facial publicado no Brasil

A professora de Otorrinolarringologia  da Faculdade de Medicina (Famed) da UNIFAL-MG, Sulene Pirana, integrou o livro “Tratado de Paralisia Facial – Fundamentos Teóricos, Aplicação Prática” como autora do capítulo “Paralisia Facial de etiologia infecciosa”. Este é o 1° tratado sobre paralisia facial publicado no Brasil e tem como base teórica a experiência de mais de três décadas dos profissionais do Ambulatório de Paralisia Facial no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Tal ambulatório, inaugurado em 1984, foi o embrião de um grande projeto que beneficiou o serviço público com mais de 10 mil atendimentos em 33 anos de atividade do ambulatório, teses de doutorado, projetos de pesquisa e trabalhos publicados e reconhecidos no país e no exterior. Dessa forma, a obra retrata um exemplo da moderna medicina multidisciplinar realizada no ambulatório para um melhor atendimento dos pacientes. Nele, a otorrinolaringologia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia de cabeça e pescoço, oftalmologia, radiologia, clínica médica e a fisiatria se juntam a outras áreas da saúde, como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, para o tratamento integrado do paciente.

Além da Profa. Sulene, coordenadora do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, médica e doutoranda em Otorrinolaringologia pela USP, o livro conta com capítulos escritos por especialistas de renome em diversas áreas da saúde.