Os PETianos dos PET BICE, PET Enfermagem, PET Nutrição e PET Odontologia participaram do 23º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET) das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, realizado em Campinas, em julho. O evento, que ocorre alternadamente entre as regiões do país, foi realizado este ano no sudeste por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de São Carlos.
A semana do encontro envolveu mais de 1.200 pessoas dentre PETianos, discentes, docentes e egressos, os quais discutiram sobre inúmeros aspectos do PET, o contexto do momento e quais ações devem ser realizadas com o objetivo fundamental de reconhecimento e fortalecimento do programa. Nessa perspectiva, fizeram parte da programação geral os Encontros por Atividade (EAs) – discussão de práticas do PET como troca de experiências; Grupos de Discussão de Trabalho (GDTs) – reuniões que avaliam os encaminhamentos provenientes dos encontros regionais; e a Assembleia Geral.
Tal assembleia foi a reunião mais imprescindível, uma vez que todos os encaminhamentos e sugestões aprovados pelos GDTs foram discutidos e avaliados entre os PETianos. Os Diálogos PETianos, que reúnem todas as pessoas do evento, e o Mobiliza PET, momento em que são discutidos os direitos e deveres dos PETianos, tal como são planejadas ações que incentivem o espírito crítico e a construção da cidadania, também foram realizados no ENAPET.
O encontro propiciou aos PETianos da UNIFAL-MG momentos de integração, participação ativa, discussão e desenvolvimento de pensamento crítico por meio das votações, plenárias e exposição de propostas para a melhoria do programa a nível nacional e garantia de continuidade. Para a PETiana Lavínia, do PET-Nutrição, o ENAPET foi uma experiência incrível, “eu não tinha tanta percepção do tamanho do programa em que me encontrava, agora, além de cumprir com minhas atividades dentro do PET, estou entusiasmada para disseminar tudo que aprendi e incentivar os demais alunos a participarem desse mundo excepcional que não só faz nossa graduação ser de excelência, transforma nossas vidas para melhor!”, disse.
A apresentação de trabalhos desenvolvidos nas várias atividades de planejamento dos grupos PET também foi possibilitada com a finalidade de difundir o que é produzido por cada grupo, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e debates sobre as possibilidades de atuação do programa junto ao ensino, pesquisa, extensão e formação cidadã.
Ainda na edição de 2018, ocorreram as eleições para a diretoria da Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET (CENAPET). Na oportunidade, o PETiano Ruan Melo, do PET Enfermagem, foi eleito como Diretor de Comunicação, compondo a diretoria nacional que terá um mandato de dois anos. Essa diretoria tem como objetivo representar a comunidade PETiana junto ao MEC, lutando e executando todas as reivindicações e encaminhamentos aprovados na Assembleia Geral. “Ter sido eleito para a Diretoria Nacional foi muito gratificante pra mim. Desde o 1º evento do PET que eu participei em Brasília cresceu em mim a vontade de lutar e contribuir com esse programa grandioso, que acrescenta muitas coisas positivas na vida de cada um que passa por ele”, relata Ruan.
Outros assuntos que se destacaram foram as questões de diversidades e respeito a negros, LGBTQI+, comunidades tradicionais, mulheres e a responsabilidade do PET em garantir e trabalhar a diversidade dentro dos grupos, como previsto pela Portaria nº 976, de 27/07/2010.
Fotos: Arquivos pessoais dos PETianos da UNIFAL-MG