Estudantes do Ensino Médio dialogam sobre Iniciação Científica em atividade na UNIFAL-MG

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na UNIFAL-MG entre os dias 15 e 20/10, o professor Natalino Neves da Silva, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), promoveu um bate-papo com estudantes do Ensino Médio sobre iniciativas de pesquisa desenvolvidas pelas escolas públicas de Minas Gerais, no âmbito do projeto Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (UBUNTU/NUPEAAS) e Territórios de Iniciação Científica.

A conversa aconteceu no dia 19/10 e contou com a presença de integrantes do projeto “Estudo da cultura afrodescendente e festividades culturais no município de Areado-MG: um estudo de caso aplicado à companhia de congo da cidade”, da Escola Estadual João Lourenço. O trabalho foi orientado pela Profa. Ana Márcia da Silva Costa, sob o acompanhamento do docente da UNIFAL-MG, Prof. Natalino.

O estudo desenvolvido em Areado reflete a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que na edição deste ano abordou “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a fim de incentivar jovens para o fazer científico e tecnológico e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país.

Além de alunos da Escola Estadual João Lourenço de Areado, também foram convidados estudantes da Escola Estadual Judith Viana de Alfenas. “A ideia aqui é trocar um diálogo a respeito de Iniciação Científica no Ensino Médio, iniciativa proposta pelo governo do Estado de Minas”, disse professor Natalino durante a abertura, apresentando a Iniciação Científica realizada na escola de Areado com recorte sobre o tema africanidades e cultura afro-brasileira.

Os estudantes da escola de Areado compartilharam a experiência no desenvolvimento do projeto que buscou valorizar a cultura local, resgatar a participação dos alunos na companhia de congo da cidade e apontar a importância das relações raciais e da necessidade de combate ao preconceito. “Hoje, eu tenho uma alegria muito grande em relação à mudança de postura ao olhar que eu vejo na nossa comunidade”, disse a diretora da Escola Estadual João Lourenço, Profa. Maria Aparecida de Paula e Souza.

Falando pela gestão da escola, a diretora destacou: “Começou com o projeto da Ana Márcia, depois se transformou em um projeto da escola de Lourenço e hoje é um projeto do município de Areado, então é uma alegria sentir que a comunidade areadense passou a olhar o congo como instituição cultural que deve ser respeitada, diferente de antes que parecia que era vista como instituição de caráter religioso.”

A professora da escola de Areado agradeceu o apoio recebido da UNIFAL-MG, na pessoa do Prof. Natalino, no desenvolvimento do projeto. “É muito emocionante estarmos aqui em um lugar tão sonhado pelos nossos alunos, onde o trabalho que é feito é muito sério, muito ético. Eu quero parabenizar a Instituição e agradecer essa oportunidade”, enfatizou.

O momento contou também com as boas-vindas do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; e com a presença do pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Luis Antônio Groppo, e do pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Prof. Wellington Ferreira Lima, que falaram para os alunos do Ensino Médio sobre as oportunidades da universidade pública e o seu papel no fortalecimento do senso crítico e desenvolvimento da ciência no país.

Acadêmicos de cursos de graduação também participaram do evento, oportunidade em que compartilharam a rotina da vida acadêmica com os estudantes, que em breve também ingressarão na universidade.