Está no ar o novo portal institucional da UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG acaba de lançar o novo portal web.

Reunindo notícias e informações sobre a Universidade, a plataforma é o canal de comunicação mais utilizado no relacionamento entre a UNIFAL-MG, a comunidade e a sociedade.

A nova página web é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) e a Assessoria de Comunicação Social, sob a coordenação da Reitoria.

O projeto de desenvolvimento foi fundamentado em pesquisa sobre as necessidades da comunidade acadêmica e da comunidade externa, que com frequência relatavam dificuldades para localizar informações e serviços oferecidos pela Universidade, tendo em vista a quantidade excessiva de conteúdo no portal institucional. Aliada a isso, a equipe também se engajou no levantamento de tendências na web, sobretudo, em outras universidades, a fim de adequar a plataforma à realidade da UNIFAL-MG.

Foram cerca de seis meses de trabalho para ajustar as funcionalidades, período em que a equipe realizou diversas reuniões para conseguir concluir o sistema de gerenciamento do conteúdo.

O desenvolvimento do novo site, coordenado pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira,  foi conduzido pela analista de Tecnologia de Informação do NTI, Eliara Maria Tavares, com o apoio da equipe da Ascom, as jornalistas Ana Carolina Araújo e Luciana Costa de Resende, e a colaboradora Patricia de Cassia da Costa. Também integrou a equipe de desenvolvimento, o professor Elias Evangelista Gomes, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), atual assessor especial da Reitoria, que auxiliou na organização dos menus e na concepção visual do site, reunindo, inclusive, estudantes para ajudar na construção da ferramenta, como Camila Bueno, do curso de Ciências Sociais (Licenciatura), que gentilmente cedeu seu tempo e experiência em fotografia para produzir imagens de colegas pelos espaços da Universidade para compor a nova página.

Mudanças

A distribuição das informações no novo portal foi segmentada para alcançar todas as categorias: estudantes, servidores, ingressantes e cidadãos. A Linha Editorial que orienta o conteúdo que poderá ser disponibilizado na página será detalhada e divulgada em breve.

Entre as mudanças já visualizadas pela comunidade acadêmica estão os banners rotativos na parte superior do site. Esse espaço será utilizado exclusivamente para publicidade institucional, dando ênfase para temas de interesse coletivo, como informações sobre o caráter público, gratuito, inclusivo e de qualidade da Universidade; tira-dúvidas sobre cursos, formas de ingresso e outras oportunidades aos interessados em estudar na Universidade; os serviços oferecidos pela Instituição e outras temáticas que têm impacto em toda comunidade, como o desempenho da UNIFAL-MG na avaliação do MEC e colocação da Universidade em Ranking Universitário, entre outros.

As notícias, que no site antigo ficavam listadas e apenas uma de cada vez podia ganhar visibilidade com foto, agora passam a ter seis campos de destaque. Além disso, foi criado módulo de acesso rápido para informações como formas de ingresso, link para os sites da Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Para melhor organização, a divulgação de eventos ganha um novo espaço com a criação do campo “Agenda”, logo abaixo das notícias. Ali ficarão reunidos os eventos promovidos pela Universidade com links para novas páginas, onde os usuários poderão obter mais detalhes sobre as programações. Na Agenda também ficarão registradas as reuniões do Conselho Universitário e dos demais Colegiados da Universidade que hoje utilizam a página para fazer a convocação aos membros. Também na Agenda será feita, a divulgação de atrações culturais envolvendo música, cinema e exposições.

À direita da Agenda, foi disponibilizado o campo “Concursos e Editais”, onde a comunidade poderá acessar os editais divulgados pelas Pró-Reitorias, pelas coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, como processos seletivos de estágio, mestrado e doutorado, programas institucionais, concursos públicos e outros editais com oportunidades para o corpo docente, discente e comunidade externa.

Responsividade e Acessibilidade

A versão antiga do site havia sido desenvolvida pelo NTI em 2010, sofrendo apenas alterações visuais ao longo do tempo, em especial para o centenário da Instituição. O novo portal passa a utilizar a plataforma WordPress, uma das mais utilizadas no mundo para publicação de conteúdo on-line.

Em função de dispor de uma melhor usabilidade, a nova plataforma evita uma série de retrabalhos por parte da equipe de comunicação, o que dará maior liberdade à Ascom para publicação, editoração e formatação do conteúdo e da estrutura do site.

A nova plataforma está instalada em um novo servidor web, que substitui o antigo equipamento que estava em uso para este e outros fins desde 2009.

Conforme informa o diretor do NTI, Marcelo Penha Fernandes, duas premissas importantes do novo portal são a responsividade e a acessibilidade.  A responsividade faz com que ele tenha seu conteúdo ajustado para exibição tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Já a acessibilidade segue modelos e padrões de comportamento acessível para sites governamentais, o que inclui pessoa com deficiência para melhor navegar na página web.

A estrutura do site priorizou que todo o conteúdo esteja ao alcance de qualquer pessoa, com uma estrutura de menus que faça sentido a qualquer usuário, por menor que seja sua familiarização com a Universidade. Ao público interno, destacam-se os ícones referentes a alunos e servidores, à direita do menu, onde ficarão atalhos para os serviços mais utilizados por esses públicos.

Tutorial

Para ajudar os usuários a encontrar as páginas onde são hospedados a maioria dos serviços, o NTI disponibilizou um vídeo-tutorial. Confira:

Sugestões

A comunidade acadêmica também pode contribuir com sugestões sobre o novo portal. Ideias são bem-vindas para tornar o canal ainda mais simples, dinâmico e bonito, portanto, contribua. Envie suas sugestões pelo e-mail ascom@unifal-mg.edu.br para que a equipe possa avaliar a viabilidade de inserção no novo portal.