UNIFAL-MG firma convênio com a Santa Casa de Guaxupé para internato médico

Na quinta-feira, 22/11, a UNIFAL-MG e a Santa Casa de Guaxupé firmaram um convênio de colaboração, viabilizando o internato para o curso de Medicina.

A solenidade foi conduzida pelo assessor da Diretoria da Santa Casa, Edson José Dias Leite, oportunidade em que o contrato foi homologado. Participaram da cerimônia: o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; a diretora da Faculdade Medicina (FAMED), Profa. Evelise Aline Soares; o médico Roberto Vergili, provedor do Hospital; e os membros da direção e conselho da Santa Casa, os médicos Edson José Dias Leite Filho, Sérgio Oliveira de Lima e José Paulo Prince Marcondes. Marcaram presença também encarregados de setores do hospital local, além de outros convidados.

Durante o evento, o reitor destacou se tratar de um dia histórico, uma vez que a UNIFAL-MG, enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade, só pode cumprir sua função, após um amplo e intenso contato com a sociedade e que, o convênio com os hospitais, que estão operando a saúde no mundo real, concretiza a missão da universidade pública. “O aprendizado que terão com os profissionais experientes, além do contato com as pessoas que precisam do atendimento lhes tornarão bons médicos e pessoas humanas”, disse. “Quero dizer aos jovens que a UNIFAL-MG está aqui para vocês”, frisou.

De acordo com a Profa. Evelise, a parceria renderá bons frutos para as duas partes envolvidas: “É um ganho para a população, pois sabemos do cuidado, o traquejo bem humanizado que o aluno utilizará para lidar com os pacientes. A equipe do Hospital ensinará muito aos estudantes e outro fruto muito importante são as pesquisas, pois os dados de saúde serão trabalhados”, afirmou a professora, apontando que a Santa Casa de Guaxupé é estratégica por ser próxima à UNIFAL-MG, além de possuir um número significativo de leitos e uma intensa atividade de atendimento no setor de urgência e emergência.

Para o provedor da Santa Casa e Guaxupé, o médico Roberto Vergili, o convênio marca um novo momento para o hospital, visto que a Santa Casa sai de uma posição de oferecer assistência médica para iniciar também a assistência ao ensino médico. “Isso é fantástico, pois a intenção não é só ensinar, mas aprender também, pois com isto todos crescem”, disse. Em sua fala, o provedor destacou ainda que para a população, o convênio com a UNIFAL-MG vai melhorar em muitas frentes, como facilitar a demanda do hospital, ajudando no fluxo de atendimento. “A assistência, dentro da Santa Casa, seja no Pronto Socorro, na UTI e nas enfermarias, passa a ser mais bem observada e ajudará em todos os sentidos”.

Segundo a diretora da FAMED, a Santa Casa de Guaxupé atende pacientes das cidades de Arceburgo, Nova Rezende, Guaranésia, Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Cabo Verde e São Pedro da União. O hospital possui 101 leitos, 68 destinados ao atendimento do SUS e tem Pronto Atendimento com fluxo significante de atendimento, sendo a única referência no município, chegando a registrar 100 a 140 atendimento por dia, sendo este a principal área de atuação dos alunos do curso de Medicina (6 anos) a partir do primeiro semestre de 2019.

Alguns médicos do corpo clínico da Santa Casa de Guaxupé se colocaram à disposição para atuar como preceptores voluntários e solicitaram à FAMED da UNIFAL-MG a realização de uma “Oficina de Preceptoria” , com o objetivo apresentar e integrar o grupo, e compreender a atuação do preceptor. Para atender à solicitação de promover a integração das duas equipes, a oficina foi conduzida pelas médicas docentes da FAMED, Luisa Patricia Fogarolli de Carvalho (coordenadora do curso de Medicina) e Gabriela Itagiba Aguiar Vieira.

Vale destacar que a assinatura do convênio ganhou repercussão na mídia de Guaxupé. Confira:

Alunos do curso de Medicina da UNIFAL vão estagiar na Santa Casa de Guaxupé

UNIFAL assina convênio com Santa Casa de Guaxupé

Fotos: Arquivo da Faculdade de Medicina (FAMED) da UNIFAL-MG

Colaboração: Evelise Aline Soares, diretora da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG

Copy link
Powered by Social Snap