Núcleo Controle de Qualidade comemora 10 anos de habilitação junto à Anvisa e em 2018 passa a ser licenciado pelo Mapa

O Núcleo Controle de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (NCQ/FCF) da UNIFAL-MG completa 10 anos de habilitação junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste ano de 2018. O NCQ é um órgão complementar da unidade agregando o Centro de Equivalência Farmacêutica e as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Buscando contribuir para melhoria da qualidade dos insumos farmacêuticos ativos, das formas farmacêuticas manipuladas, das indústrias de medicamentos e cosméticos e de água (potável e purificada), o NCQ trabalha ativamente para a melhoria da qualidade de vida da população humana e animal.

Neste ano, o NCQ passou por auditoria e recebeu também o Certificado de Registro de Estabelecimento, estando devidamente licenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para atividade de controle de qualidade com análises físico-químicas e microbiológicas para produtos farmacêuticos.

Relembre a trajetória do NCQ

O Centro de Equivalência Farmacêutica do Núcleo Controle de Qualidade – NCQ-FCF/UNIFAL-MG foi habilitado pela Anvisa em 18/07/2008 para realização de Equivalência Farmacêutica de Medicamentos candidatos a genéricos por meio de ensaios físico-químicos de formas farmacêuticas sólidas, semi-sólidas, líquidas e de ensaios microbiológicos para produtos não estéreis.

Durante a última década passou por auditorias da Anvisa para renovação da habilitação, permanecendo habilitado por atender à política de qualidade estabelecida pela Norma ISO/IEC 17025:2005 e da Vigilância Sanitária quanto às instalações físicas, equipamentos, instrumentos de medição e documentação geral do Sistema de Garantia da Qualidade.

Equipe do Núcleo Controle de Qualidade comemora 10 anos de habilitação junto à Anvisa

Com uma equipe comprometida envolvendo docentes, farmacêuticos, analistas e auxiliares de laboratório, assistentes em administração, além de alunos dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia e Química – Bacharelado, que todo semestre transitam no laboratório para realização de estágios curriculares, o NCQ procura aprimorar cada vez mais a qualidade de seus serviços e vivenciar modelos de mercado de trabalho dentro da própria Universidade com integração do conhecimento teórico-prático e no desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais.

Além disso, a pesquisa realizada por meio de iniciação científica e a formação de recursos humanos ao nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado junto aos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e em Química, permitem cumprir seu papel na construção do conhecimento, manutenção da qualidade de seus serviços e no cuidado e preservação da saúde.

O NCQ conta hoje com 134 clientes conveniados e não-conveniados e emite uma média mensal de 455 certificados analíticos.