Dia da Sustentabilidade UNIFAL-MG procura discutir criativamente questões pertinentes à sustentabilidade global e interdependência entre sociedade humana e natureza

Nesta sexta-feira (14/12), acontece o Dia da Sustentabilidade UNIFAL-MG: pensamento, ações e mudanças transformativas para o século 21. O evento é uma iniciativa conjunta da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), e tem como objetivo difundir a cultura de sustentabilidade na Universidade e discutir questões de sustentabilidade globais e locais/regionais.

Fabrício Casarejos, pesquisador visitante no PPGCA é um dos organizadores do evento e ressalta que “dada a sua natureza primária de produtora e disseminadora de conhecimento, as Instituições de Ensino Superior instituem-se como locus natural para a compreensão e enfrentamento dos desafios postos pela sustentabilidade e desenvolvimento”. Dessa forma, o evento procura discutir de maneira criativa e regenerativa questões-chave pertinentes à sustentabilidade global e interdependência entre sociedade humana e natureza.

As inscrições já estão abertas no Caex, para a comunidade acadêmica e externa. A programação conta com palestras, inclusive internacionais, workshop, mesa-redonda e exposição e venda de produtos agroecológicos e orgânicos.

O Prof. Rogério Grassetto, docente do PPGCA e membro da CPMAS, afirma que a ação pretende ser um ponto de partida, sendo que a intenção é para que o evento seja anual, se amplie e ganhe corpo gradativamente, chegando a compor, eventualmente, uma semana de sustentabilidade. “O desejo é que o Dia da Sustentabilidade UNIFAL-MG passe a ser um evento da Instituição, o que indicaria o comprometimento da Universidade  como um todo com a questão ambiental, contribuindo para sua integração a uma rede de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior”, disse.

Confira aqui, a programação do evento.