Farmácia Universitária da UNIFAL-MG vai realizar manipulação e dispensação de fitoterápicos para distribuição gratuita à rede pública de Alfenas

A UNIFAL-MG, por meio de um Termo de Cooperação firmado com a Prefeitura Municipal de Alfenas, colaborou na elaboração de uma proposta submetida a um edital do Ministério da Saúde para apoio à assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos. Pela proposta aprovada, a Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas receberá recursos para realizar a manipulação e dispensação de fitoterápicos que serão distribuídos gratuitamente a usuários da rede pública de saúde do município, mediante apresentação de prescrição por profissional autorizado.

Em reunião realizada na Instituição no dia 13/12/2018,  o professor Tiago Marques dos Reis, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e representante da Universidade na administração do Termo de Cooperação, enfatizou que a proposta aprovada possibilitará ao município de Alfenas-MG atender aos objetivos da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, além de qualificar a formação em Farmácia na UNIFAL-MG. “Esse convênio vai oferecer oportunidades de estágio numa área de notória importância para a saúde pública no Brasil”, comentou Prof. Tiago.

Na ocasião, a representante da Prefeitura Municipal de Alfenas na administração do Termo de Cooperação, a farmacêutica Juliana de Ávila Silva, disse que atualmente não há fitoterápicos padronizados na Relação Municipal de Medicamentos e esse acordo firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UNIFAL-MG possibilitará a implantação da fitoterapia nos tratamentos e prevenção de doenças no âmbito da atenção básica, valorizará a cultura e o conhecimento tradicional e popular, e também capacitará os profissionais da rede de saúde para oferecer mais uma opção terapêutica aos usuários do SUS.

A expectativa é de que a produção e dispensação dos medicamentos pela Farmácia Universitária tenha início ainda no primeiro semestre de 2019.

Para mais informações, acesse: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sctie/44608-edital-sctie-ms-n-1-de-5-de-novembro-de-2018

Fotos: Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG