Ação realizada pela Prace em parceria com a Faculdade de Nutrição traça perfil nutricional de usuários dos Restaurantes Universitários da UNIFAL-MG em Alfenas

Mais de 300 pessoas participaram de uma ação realizada em novembro para identificar o diagnóstico nutricional de usuários do Restaurante Universitário (RU) da Sede e da Unidade Santa Clara da UNIFAL-MG.

A atividade foi uma parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e a Faculdade de Nutrição (Fanut), e envolveu pesagem e aferição da estatura para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e também levantamento de dados como idade, sexo e no caso de estudantes, o curso em andamento.

(Crédito da imagem: Daniela Braga Lima, professora da Faculdade de Nutrição)

Segundo a professora Olga Luisa Tavano, diretora da Faculdade de Nutrição, participaram dessa ação 35 discentes do curso de Nutrição, todos alunos da disciplina de Avaliação Nutricional, ministrada pela professora Daniela Braga Lima. Entre os aspectos mais interessantes da ação, a diretora da Fanut apontou a preocupação dos participantes com o peso. “Todos os participantes demonstraram interesse em saber se estavam dentro do peso adequado. Alguns alunos chegaram a questionar sobre IMC e massa muscular, sendo possível observar que os alunos possuem um conhecimento básico sobre composição corporal”, enfatizou.

Os resultados apurados nessa atividade contribuirão para direcionar os trabalhos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, cujo Plano de Metas para os anos de 2019 e 2020, prevê ações de promoção e prevenção à saúde, além de ações de apoio e acompanhamento, nas áreas de excesso de peso (sobrepeso e obesidade), transtornos alimentares e saúde mental. Conforme Profa. Olga, a ação realizada subsidiará o direcionamento das ações da Pró-Reitoria, tendo em vista que está em fase de aprovação o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Progrida) pela Prace, o qual dará suporte a ações de apoio e acompanhamento a pessoas com transtornos alimentares e saúde mental.