Estudante do Chile é o primeiro mestre estrangeiro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG se reuniram na sala de defesas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) no dia 18/01, para prestigiar a primeira defesa de um discente estrangeiro do mestrado.

Intitulada “Cultivo in vitro de callos de Jequitibá-rosa del sur de Minas Gerais”, a dissertação foi desenvolvida pelo acadêmico chileno César Alfedo Valenzuela Sandoval, sob a orientação do professor Breno Régis Santos. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um protocolo indutor de calogênese (etapa inicial para o desenvolvimento de sistemas de propagação de plantas in vitro) para a produção em massa da espécie Jequitibá-rosa, atualmente classificada como vulnerável e em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

“A atividade humana levou à fragmentação generalizada de habitats, alterando a estrutura, distribuição e funcionalidade desta espécie nativa. A propagação de Jequitibá-rosa no Brasil se dá por sementes, o que limita a disponibilidade de mudas e o repovoamento dessa espécie“, explica Prof. Breno sobre o que motivou a proposta da pesquisa.

O estudo foi defendido por César perante a banca formada pelo orientador, Prof. Breno, e pelos docentes: Prof. Thiago Corrêa de Souza (UNIFAL-MG) e Prof. Wellington Marota Barbosa (IFSULDEMINAS).

Troca de Experiências Científicas e Culturais

Ao comentar como foi estar no Brasil e desenvolver pesquisa no PPGCA da UNIFAL-MG, César afirmou ter sido uma experiência muito gratificante em todos os sentidos, tanto academicamente como culturalmente. “Estou indo embora com duas malas, uma cheia de conhecimento acadêmico que o Programa de Ciências Ambientais e a UNIFAL-MG me deram. E a outra mala cheia de alegria, carinho e admiração pelo Brasil e seu povo. Feliz por ter feito parte desta oportunidade e sempre estes intercâmbios culturais vão ser enriquecedores tanto para quem chegou como para os que estão aqui, por isso espero que a UNIFAL-MG tenha sempre as portas abertas para receber pessoas de fora”, destacou.

Para o Prof. Breno, a chegada do primeiro discente internacional vindo por um programa institucional, enriqueceu o grupo de pesquisas pela possibilidade de trocar experiências científicas e culturais. “O PPGCA deu um passo muito importante na internacionalização, o que, sem dúvidas melhora a qualidade do Programa e dos egressos, consolidando o objetivo de formar pessoas qualificadas dentro da área de Ciências Ambientais, como preconiza a Capes”, disse. “Como orientador, foi muito enaltecedor contar um discente internacional e, principalmente, em se tratando do César, que é um biotecnologista de formação e pôde contribuir bastante na linha de pesquisa de cultura de tecidos de plantas”, celebra.

O aluno foi contemplado no Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), integrando o corpo discente do mestrado em Ciências Ambientais da UNIFAL-MG, em janeiro de 2017, quando iniciou as atividades no mestrado.

O PAEC é um programa de bolsas da Organização dos Estados Americanos (OEA), sendo o maior da América Latina e Caribe para a formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, em mestrado e doutorado. O Acordo de Cooperação com a OEA foi firmado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), o qual congrega 66 instituições de ensino superior, entre as quais, a UNIFAL-MG.