UNIFAL-MG está com inscrições abertas para transferência de estudantes de outras instituições

Estão abertas as inscrições para vagas nos cursos de graduação da Universidade, destinadas a candidatos de outras instituições de ensino superior que desejam estudar na UNIFAL-MG. A seleção será feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado até os últimos quatro anos: 2018, 2017, 2016 e 2015.

São 638 vagas distribuídas em 22 cursos presenciais oferecidos em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, sendo 305 vagas para ampla concorrência e 333 reservadas.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Prof. Francisco Xarão, para poder participar dessa modalidade de ingresso à UNIFAL-MG, os candidatos devem cumprir alguns requisitos. “Os interessados devem comprovar aprovação de no mínimo, 15% da carga horária do curso de origem; tenha possibilidade de integralizar o currículo do curso pretendido no tempo máximo de duração previsto no Projeto Pedagógico; cumpra, no mínimo, 50% da carga horária estabelecida para a conclusão do curso na UNIFAL-MG, e tenha aprovação em, no mínimo, 60% das disciplinas/unidades curriculares/ módulos cursados”, detalha.

“A admiração pela Instituição e a ampliação das oportunidades com a expansão me motivaram a tentar a transferência externa”, diz Luiz Carlos

Luiz Carlos de Almeida Rodrigues foi um discente que aproveitou a oportunidade de ingressar na UNIFAL-MG por meio da transferência externa. O acadêmico ingressou no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) no Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (CESEP-Machado) em 2006, mas não abandonou o sonho de estudar em uma instituição federal. Atento às oportunidades, participou da seleção de transferência externa da UNIFAL-MG para Ciências Biológicas (Bacharelado). “A escolha da UNIFAL-MG representava um sonho antigo, para o qual eu havia me preparado e feito algumas tentativas sem sucesso. A admiração pela Instituição e a ampliação das oportunidades com a expansão me motivaram a tentar a transferência externa, além do fato de ser minha cidade natal. Na época, a paixão pela Biologia e a promissão do curso foram a ignição de minha escolha”, ressalta.

A partir da transferência, Luiz Carlos mergulhou de cabeça em todas as demais oportunidades oferecidas pela Universidade. “A transferência foi um processo gratificante e trabalhoso. A universidade federal me ofereceu uma gama imensamente maior de possibilidades e responsabilidades, as quais eu recebi com muita empolgação e trabalho. Nos primeiros períodos tive que cursar as disciplinas que não deram equivalência com meu curso anterior, juntamente com as disciplinas regulares, visando o nivelamento com a minha turma. Tive que abandonar o emprego e me dedicar integralmente para não ficar com dependências. E consegui!”, comemora.

O biólogo seguiu a carreira científica na pós-graduação, tornando-se mestre pela UNIFAL-MG, em Ecologia e Tecnologia Ambiental, hoje, Ciências Ambientais. Ao concluir mestrado, Luiz Carlos seguiu para UFLA, onde fez doutorado em Botânica Aplicada e, em seguida, cursou o pós-doutorado em Agricultura Tropical na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  “Segui a carreira científica na pós-graduação, graças ao embasamento oferecido pela UNIFAL-MG. Posteriormente, fiz uma complementação pedagógica (licenciatura) e atuei como professor substituto no IFMG por um ano, onde descobri também minha afeição pela docência. Atualmente sou técnico administrativo em educação na própria UNIFAL-MG, onde pretendo colaborar muito e recompensar todo o investimento público feito em mim e toda a boa recepção e convivência que tive nessa Instituição”, garante.

Outras modalidades de ingresso

O mesmo edital de transferência também abre possibilidade para remanejamento interno entre cursos, dando chance para alunos, que já estão matriculados em um curso da UNIFAL-MG, transferir para outro curso da Instituição. As vagas valem ainda, para candidatos que já possuem diploma de curso superior e desejam fazer outra graduação.

O período de inscrição vai até 27/02, exclusivamente pela internet, na página: https://www.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao.

Confira os detalhes de ingresso em cada modalidade, no Edital 006/2019, acessando: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital