Vagas abertas para quem já tem diploma e deseja fazer segunda graduação na UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG vai selecionar candidatos que já têm diploma de curso superior, mas desejam fazer uma segunda graduação, seja para agregar valor ao currículo ou porque se interessam por outra área.

Foram abertas 638 vagas distribuídas em 22 cursos presenciais, sendo 305 vagas para ampla concorrência e 333 reservadas. Há chances nos três campi: Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

A seleção será feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado até os últimos quatro anos: 2018, 2017, 2016 e 2015.

Para participar dessa modalidade de ingresso à UNIFAL-MG, os candidatos devem ter diploma de curso superior com validade reconhecida em todo o território nacional e devidamente registrado em órgão competente.

Ampliando os horizontes

Bárbara analisa espécie da coleção herpetológica do Laboratório Didático de Zoologia

A alfenense Bárbara Luiza Novais é uma profissional que aproveitou a possibilidade de vir para UNIFAL-MG por meio da modalidade de obtenção de novo título. Pedagoga formada pela UNIFENAS em 2013, Bárbara ingressou na UNIFAL-MG no primeiro período de 2018 para fazer Ciências Biológicas (Licenciatura). “Sempre tive a curiosidade de saber a origem, o desenvolvimento e a evolução dos seres, por isso, me sentia tão entusiasmada e tão centrada nas aulas de Biologia no Ensino Médio. Tentei vários vestibulares, até que comecei a fazer Pedagogia, mesmo estando no 5º período, continuei buscando o curso de Ciências Biológicas e para minha surpresa fui selecionada na 2ª chamada do Sisu para fazer o curso na UNIFAL-MG”, conta.

Segundo Bárbara, quando foi selecionada na UNIFAL-MG, já estava quase conquistando o diploma de pedagoga, o que, temporariamente, a fez desistir do sonho de ser bióloga. “Assim que concluí, tentei a obtenção de novo título na UNIFAL-MG, por duas vezes, uma vez no curso de Química e o outro para Ciências Biológicas, na época era necessário fazer uma prova e eu não consegui a nota para ingressar. No ano de 2017, resolvi exercer minha profissão como professora, ministrei aulas no 3º ano do Ensino Fundamental, percebi que não era bem o que eu queria”, relata.

Atenta à abertura de vagas para a modalidade de obtenção de novo título na UNIFAL-MG, Bárbara voltou a tentar o ingresso em 2018, quando conseguiu. “Estava totalmente motivada para iniciar mais uma jornada acadêmica e foi de maneira bem fácil e simples, a aprovação se dava pela nota no Enem”, relata, afirmando que conseguiu eliminar algumas disciplinas que já havia cursado na Pedagogia e hoje está no 3º período do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura).

A estudante aponta a oportunidade de conquistar novo título em uma universidade federal como uma grande vantagem. “Além da gratuidade, nós alunos, desenvolvemos uma grande independência nos estudos, pois os professores querem que você leve o problema para a sala de aula, o que nos desperta o interesse de ir mais além e incentiva para objetos de pesquisa”, diz. “A cada semestre é um desafio diferente, são disciplinas mais específicas, tudo se resolve”, comenta acrescentando que um dos seus grandes desafios é conciliar faculdade e trabalho.

Outras modalidades de ingresso

O mesmo edital que oferece vagas para obtenção de novo título também abre outras possibilidades. Há vagas destinadas para candidatos de outras instituições de ensino superior que desejam estudar na UNIFAL-MG, por meio da transferência externa, e também para remanejamento interno entre cursos, dando chance para alunos, que já estão matriculados em um curso da UNIFAL-MG, transferir para outro curso da Instituição.

O período de inscrição vai até 27/02, exclusivamente pela internet, na página: https://www.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao.

Confira os detalhes de ingresso em cada modalidade, no Edital 006/2019, acessando: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital