Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais integra organização da 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade

A UNIFAL-MG, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), participará da organização da 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – O melhor de ambos os mundos, que acontece de 12 a 15/06 em Sorocaba/SP. O evento tem como objetivo criar oportunidades para a partilha de experiências nacionais e internacionais em educação ambiental e sustentabilidade, além de contribuir para o fortalecimento de redes baseadas na reflexão e em práticas sociais que apontam para alternativas no enfrentamento das questões socioambientais.

Com os eixos temáticos: “O estado da Terra: entre a terra e o território”, “Como ser comunidade? Práticas de intervenção socioambiental” e “Futuro fora do tempo: ética e saberes como caminhos para o bem comum”, os interessados em submeter resumos devem fazê-lo eletronicamente no link sescsp.org.br/bobw2019. A data limite para envio dos resumos é no próximo domingo, dia 10/03 e os aprovados serão informados até 12/04.

O tema proposto para a edição deste ano é resultado do alinhamento dos objetivos da conferência com o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo” que o Sesc São Paulo desenvolve em suas unidades. Criado em 2012, tal projeto propõe identificar e mapear no território de atuação das unidades do Sesc São Paulo iniciativas socioambientais que preconizam o fortalecimento e o desenvolvimento local. Assim, “Os Modos de Viver Sustentáveis” têm como ponto de partida a relação de interdependência entre o ser humano e a natureza, considerando as maneiras de convívio, que congregam as dimensões social e ambiental de forma indissociável, respeitando as especificidades econômicas, políticas, culturais, étnicas, territoriais e as diferentes visões de mundo.

Ao lado do Sesc SP e do Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG integra o comitê organizador do evento, sendo representado pelas professoras do campus Poços de Caldas, Adriana Maria Imperador e Luciana Botezelli.

Sobre a Conferência

A Conferência foi criada pela Universidade da África do Sul – UNISA em 1998 . “Os mundos” em destaque no nome do evento, de acordo com os idealizadores da Conferência, Prof. Callie Loubser e Prof. Johann Dreyer, da UNISA, incluem diversos países, noções de desenvolvimento e de educação ambiental; os contextos rural e urbano; continentes do Norte e do Sul; assim como uma ampla gama de interpretações, sem a pretensão de valorar um aspecto em detrimento de outro, mas sim de estimular o compartilhamento de experiências, vivências, práticas, pesquisas e conhecimentos em educação ambiental. Busca-se, portanto, reforçar o caráter de articulação e complementaridade necessário à reflexão e à prática socioambiental marcado por um contexto de degradação ambiental e de desigualdade social.

Sua segunda edição teve como realizador o Instituto de Pesquisas Florestais da Malásia – FRIM, em 2005, quando foi fortalecida a ideia de levar as discussões que abordavam o “melhor de ambos os mundos” a outros países. As edições subsequentes se intercalaram entre África do Sul (2009 e 2012) e Malásia (2010), até que em 2014 foi realizada a 1ª edição do evento no Brasil, pela Universidade de São Paulo em parceria com Sesc São Paulo. Em 2015 o evento retornou à Malásia, em 2016 foi realizado nos EUA e, em 2017, retornou ao seu país de origem – África do Sul.
Em 2019, a 10ª edição da Conferência voltará ao Brasil, tendo o Sesc SP como realizador e integrante do comitê técnico internacional. Esta realização é resultado do trabalho conjunto desenvolvido em 2014 e da convergência entre as propostas educativas das instituições envolvidas no evento.

Confira o regulamento e saiba mais sobre o evento: bobw2019.sescsp.org.br