Cineclube UNIFAL-MG exibe “Roma” e “Nasce Uma Estrela” em sessão especial de retorno às aulas

Em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), o Cineclube UNIFAL-MG realizará uma Sessão Especial de Cinema CALOUROS nos dias 25 e 26/03, às 17h, no auditório Dr. João Leão de Faria. A atividade, que integra a programação de acolhida aos calouros 2019/1 e o início do semestre letivo, é destinada e aberta a toda comunidade acadêmica e alfenense.

Serão exibidos os filmes indicados ao Oscar 2019: Roma, na segunda-feira (25/03) e Nasce Uma Estrela, na terça-feira (26/03). Confira a sinopse de cada um:

Roma

Filme autobiográfico, inspirado na infância do próprio diretor, Alfonso Cuarón. Passada em um contexto de classe média mexicana, durante os anos 1970, Roma é uma película feita em preto e branco extremamente intimista e poética.

Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio) que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais. Roma está constantemente entre dois caminhos. É pessoal e grandioso, popular e intelectual, tecnológico – rodado em 65mm digital e lançado em uma plataforma de streaming – e clássico, feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960. O título, uma referência a Colônia Roma, bairro da Cidade do México, também remete a Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano assinado por Roberto Rossellini. O filme foi o vencedor em três categorias no Oscar 2019: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Fotografia.

 

Nasce Uma Estrela

Jackson Maine (Bradley Cooper) é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber algo. É quando conhece Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la debaixo de suas asas. Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool. A Star is Born (título original) conta com uma história simples e até um pouco previsível. Mas ganha todo o gás do mundo com a presença de números musicais realmente belos, com destaque para os duetos “Alibi” e “Music to my eyes”. Lady Gaga ganhou o Oscar 2019 de melhor canção original por “Shallow”, depois de uma apresentação emocionante ao lado de Bradley Cooper.

Sobre o projeto

Focado no desenvolvimento do princípio universal de formação integral do cidadão por meio do cinema e sua inclusão em processos imagéticos de leitura e letramento audiovisual, educação e cultura, o projeto do cineclube insere-se no Programa Civitas – Teorias e Práticas do Literário e está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Tal programa é constituído por outros subprojetos e ações que procuram aproximar a produção crítico-teórica à produção literária, bem como do público, de Alfenas e microrregião. Entre seus objetivos está a promoção de encontros, fomento da leitura e incentivo para exibição e debate de filmes nem sempre disponíveis no circuito comercial.