Simpósio luso-brasileiro-alemão vai discutir comunicação e política no mês de junho em Portugal

Após a primeira edição, realizada em 2016 no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Poços de Caldas e na UNIFAL-MG, a Universidade da Beira Interior sediará, nos dias 27, 28 e 29 de junho, na cidade de Covilhã, em Portugal, o II Simpósio Internacional de Filosofia e Comunicação: luso-brasileiro-alemão (Lubral 2019). O evento contará com a participação do professor Francisco Xarão, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG e atual pró-reitor de Graduação, que será um dos oradores, e também do professor Gérson Pereira da PUC Minas, campus Poços de Caldas.

Trata-se de um evento interdisciplinar que cruza as áreas da Filosofia e das Ciências da Comunicação, bem como outros campos das Ciências Humanas e Sociais nas suas interfaces com aquelas áreas. A temática central da segunda edição é o debate sobre as metamorfoses ou transições contemporâneas da comunicação política e do espaço público na pluralidade das suas configurações. O objetivo é refletir sobre os efeitos recíprocos entre a esfera pública e a comunicação avaliando as consequências e rápidos impactos na vida das nossas sociedades, do ponto de vista político, comunicacional e midiático, mas também de pontos de vistas como os da teoria social, da psicologia social e da antropologia social.

Participarão do evento conferencistas de universidades portuguesas, brasileiras, alemãs e também da Eslovênia. O prazo de inscrições de trabalhos se estende até 01 de abril. Estas e outras informações podem ser melhor conferidas no site oficial do 2º Lubral/2019: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/lubral/

 Parceria acadêmica internacional

O Simpósio Lubral é resultado de uma parceria internacional entre pesquisadores e instituições (UBI, PUC Minas e UNIFAL-MG) que se firmou em 2016 quando se realizou, nas cidades de Poços de Caldas e de Alfenas, o 1º Lubral.

A UNIFAL-MG é representada na organização pelo Grupo de Pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social”, vinculado ao CNPq. Na PUC Minas – Poços de Caldas os organizadores são o Núcleo de Ciências Humanas/Pós-Graduação em Filosofia e o Grupo de Pesquisa “Filosofia, Religiosidade e suas Interfaces”, igualmente vinculado ao CNPq. Na universidade sede do evento, a UBI, os órgãos promotores são o LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, o Doutoramento de Ciências da Comunicação e o Doutoramento de Filosofia.

Livros do Lubral

A organização do evento lembra que é possível acessar gratuitamente ou adquirir versão impressa dos dois volumes publicados com as conferências e artigos selecionados do 1º Lubral/2016:

http://labcom-ifp.ubi.pt/book/317

http://labcom-ifp.ubi.pt/book/318

Leia também:

Artigos e matérias repercutem o Simpósio “Lubral” em Portugal e no Brasil

Simpósio discute a influência da tecnologia nas nossas vidas em Poços de Caldas