Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UNIFAL-MG completa 10 anos

Neste ano de 2019, o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) da UNIFAL-MG, coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), celebra 10 anos de existência, preparando estudantes, incentivando a pesquisa e ampliando o número de profissionais com excelência e produtividade científica na área.

Criado em 2009 pela SBFis juntamente a docentes do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Médica da USP de Ribeirão Preto, UFMG, UFRJ, IB-USP e UFRG, o Programa Multicêntrico, em nível de mestrado e doutorado, existe na UNIFAL-MG desde a criação e se expandiu para mais de 10 universidades federais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. O programa é constituído por pesquisadores das Instituições Nucleadoras (UFMG, USP-SP-ICB, USP-RP, USP-SP-IB, UFRJ, UFRGS) e Associadas (UEL, UERN, UNIFAL-MG, UFSC, UFRRJ, UFRJ-Macaé, UNESP-Araçatuba, UFBA-Vitória da Conquista, UFVJM-Diamantina, UFG, UFPB, UNIPAMPA).

“Ao longo desses 10 anos, foram titulados 33 mestres na UNIFAL-MG, dos quais um foi aluno internacional oriundo da Colômbia, além de 13 doutores”, conta professor Giovane Galdino de Souza, coordenador do programa na Universidade.

Para comemorar uma década de existência do Programa, foi realizado em fevereiro na UFMG, um encontro científico, que reuniu representantes da área de Fisiologia, docentes e discentes de toda a rede do PMPGCF, incluindo a UNIFAL-MG.

Ao comentar a participação da Universidade como instituição associada no Programa Multicêntrico, Prof. Giovane destaca: “A participação da UNIFAL-MG no PMPGCF é de suma importância para a formação de mestres e doutores em Fisiologia, principalmente na região Sul de Minas Gerais, onde não há nenhum programa nessa área.”

Saiba mais sobre o PMPGCF