Conhecimentos gerados em atividades de pesquisa são compartilhados durante Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

Entre os dias 02 e 06/04, foi realizado na UNIFAL-MG, o 1º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), sob a organização de alunos e professores.

Coordenado pelo professor visitante do PPGCF, Marcos Vinicios Salles Dias, e pela professora Marília Gabriella Alves Goulart Pereira, o evento teve o intuito de compartilhar e divulgar os conhecimentos gerados pelas atividades de pesquisa do PPGCF, assim como, promover uma discussão acerca da relevância das pesquisas acadêmicas e sua integração com a sociedade. O workshop contou com o apoio de 15 pós-graduandos do programa na organização.

O evento contou com diversas palestras no auditório Dr. João Leão de Faria, por docentes credenciados ao programa, sobre os temas:

• “Fatores associados à virulência fúngica: detecção, profilaxia e tratamento das infecções causadas por Candida spp – ministrado pela professora Amanda Latércia Tranches Dias;
  • “Desafios da qualidade de medicamentos no Brasil” – ministrado pela professora Magali Benjamin de Araújo;
  • “Farmacocinética e suas alterações em situações patológicas” – ministrado pela professora Vanessa Bergamin Boralli Marques;
  • “Síntese de substâncias bioativas a partir de fenilpropanoides: a experiência do LQFar-UNIFAL-MG na obtenção de novos agentes anti-infecciosos e antiproliferativos” – ministrado pelo professor Diogo Teixeira Carvalho;
  • “Estudo químico e histológico de plantas da família Eriocaulaceae” – ministrado pelo professor Marcelo Aparecido Silva;
  • “Astrócitos e suas funções no sistema nervoso central: foco no estudo das epilepsias” – ministrado pela professora Marília Gabriella Alves Goulart Pereira;
  • “Drogas de abuso lícitas e ilícitas: efeitos no sistema nervoso central” – ministrado pela professora Larissa Torres;
  • “Abordagens terapêuticas na paracoccidioidomicose experimental” – ministrado pela professora Eva Burger;
  • “Uso de hibridação molecular para o planejamento de fármacos contra doenças neurodegenerativas” – ministrado pelo professor Cláudio Viegas Júnior.

Os participantes prestigiaram ainda a palestra intitulada “An introduction to new consumer cosmetic ingrediente research project”, proferida pelo professor visitante Jamie Howkes, recém-chegado do Reino Unido.

O workshop contou também com a participação da professora Sílvia Stanisçuaski Guterres, coordenadora de área junto à Capes, a qual além de ministrar a palestra “Desafios e Perspectivas para área de Farmácia no Próximo Quadriênio”, participou de uma mesa-redonda com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, e a coordenadora do PPGCF, professora Fernanda Borges de Araújo Paula, oportunidade em que discutiu-se o cenário atual do programa de pós-graduação em ciências farmacêuticas na avaliação quadrienal da Capes.

Além dos pós-graduandos, o público atraiu os alunos de graduação de Farmácia e outros cursos afins, representando a maioria dos 290 inscritos por palestra. Muitos professores também prestigiaram o evento visando conhecer melhor os trabalhos dos colegas e estabelecer novas parcerias.

Foram ofertados também minicursos teóricos ou teórico-práticos, os quais ocorreram em laboratórios diversos.  Os inscritos puderam optar entre: cultura de células; preparo de amostras com materiais inteligentes; desenvolvimento de fragrâncias; o papel dos produtos naturais no desenvolvimento química medicinal; revisão sistemática; técnicas de PCR convencional e tempo real; meio ambiente, ecologia das doenças e desenvolvimento.

A apresentação de trabalhos científicos foi feita na forma de pôsteres expostos no hall do prédio V (60 inscritos) e como exposição oral de oito trabalhos selecionados pela comissão científica do evento. Os melhores trabalhos de cada área foram agraciados com menção honrosa. Da linha de planejamento e avaliação de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico os discentes contemplados foram Renan Gomes Bastos, pelo pôster “Caracterização fitoquímica e avaliação dos extratos hidroetanólicos das folhas de Eugenia florida DC, e Eugenia sonderiana O. Berg sobre os parâmetros bioquímicos em modelos de ratos Wistar diabéticos”, e Helloana Azevedo Barbosa pela apresentação oral de “Síntese e avaliação biológica in vitro de sulfonamidas potencialmente antiproliferativas, obtidas por hibridação molecular a partir de fenilpropanoides”. Da área de toxicologia e análises toxicológicas, destacou-se o trabalho do discente Matheus Siqueira Silva, “Diagnóstico diferencial da proteína NSI de zika vírus e dengue através do reconhecimento com polímeros impressos molecularmente”. Na área de bioquímica e farmacologia aplicada às ciências farmacêuticas, contemplou-se o trabalho “Efeito do uso crônico de esteroides anabolizantes nos parâmetros bioquímicos, hormonais, comportamentais e na quantificação neuronal em ratos Wistar”, do discente Bruno Damião. Da área de desenvolvimento e avaliação de fármacos, medicamentos e cosméticos foi escolhido o trabalho “Desempenho de manose, trealose e manitol como crioprotetores para complexos polieletrolíticos de quitosana”, da discente Sandra Barbosa Neder Agostini. O trabalho “Bioprospecção e caracterização de fungos endofíticos produtores de compostos bioativo isolados de Dalbergia ecastaphyllum”, da discente Rayra Annara da Fonseca Otacílio Pinto, foi o premiado dentre os da linha de microbiologia e parasitologia aplicadas às ciências farmacêuticas.

Fotos: Comissão organizadora do evento