Ex-alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia são homenageados durante solenidade que comemorou 25, 35 e 50 anos de formados

Após 25, 35 e 50 anos da formatura, turmas dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia se encontraram novamente na UNIFAL-MG para participar do tradicional Jubileu de Prata e de Ouro, e também das Bodas de Coral, eventos organizados dentro das comemorações dos 105 anos da Instituição.

Os integrantes das turmas de formandos de 1994 (Enfermagem e Farmácia), de 1984 (Farmácia) e de 1969 (Farmácia), bem como suas famílias, se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria na noite de sexta-feira (12/04), em uma oportunidade de reencontro e emoção que resgatou memórias e alegrias compartilhadas durante a faculdade na então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa).

Para conhecerem como a Instituição se desenvolveu ao longo dos anos, a organização exibiu o vídeo institucional e, na sequência, vídeo preparado pelas turmas, com fotos que ilustram passagens dos egressos durante a faculdade.

As cerimônias foram realizadas em dois momentos. No primeiro, a mesa de honra envolveu ex-alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia, a qual foi presidida pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; contando também com a presença da diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Cássia Avelino; da diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Eliza Maria Rezende Dázio; e com a participação dos egressos, Antônio Carlos Junho Teixeira, representando o curso de Farmácia, turma de 1969; Stael Maria Costa, representando a turma de Farmácia de 1994; a professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, representando os formandos da Farmácia de 1984, e Jurema Cristina dos Santos que representou o curso de Enfermagem, turma de 1994.

Participou dessa cerimônia, o músico Júlio César da Paz, que cantou o Hino Nacional e emocionou os presentes ao interpretar a canção “Canção da América” de Milton Nascimento. O músico convidou também ao palco, o aluno Felipe, para abrilhantar o evento, interpretando canções ao piano.

Declarando aberta a solenidade, o reitor ressaltou a importância de celebrar o amor e a alegria, sobretudo, pela beleza de ver o encontro entre as gerações na Instituição. “Se vocês estão aqui, vocês amam a Efoa/UNIFAL-MG e as pessoas que estão aqui presentes hoje”, destacou.

Entre pronunciamentos emocionantes, os egressos da turma de 1969 de Farmácia presentes foram homenageados com a entrega de certificados de Honra ao Mérito. A Universidade foi presenteada pelo ex-aluno da turma de 50 anos, Rander Maia, que fez questão de entregar à Universidade, obras de sua autoria, dentre as quais, uma que remonta a história da então Efoa e seus anos passados na Instituição.

Os certificados também foram entregues aos egressos do curso de Farmácia que completam 25 anos de formados e aos egressos da turma de Enfermagem de 1994.

Da mesma forma, os ex-alunos que completam 35 anos de formados no curso de Farmácia, Bodas de Coral, foram homenageados com o certificado de Honra ao Mérito.

Em seguida, foi realizada a cerimônia de Jubileu de Prata e Ouro do curso de Odontologia, com a mesa de honra composta pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; pelo diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; pelo professor aposentado, Benedito Ferreira da Silva; pelos egressos, Geraldo Thadeu Pereira Santos e Wilson da Silveira Oliveira, da turma de 1969 da Odontologia; e Wagner Costa Rossi Júnior, representando a turma de 1994.

Além de vídeos com imagens representativas de momentos vividos e compartilhados nos espaços da então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, durante a cerimônia, os egressos também homenagearam colegas já falecidos, o que emocionou o público presente. Uma das homenageadas foi Alessandra Viana Alkmin da turma de 1994, lembrada, pela filha, Lorena Alkmin, que tinha apenas dois quando a mãe faleceu. Lorena homenageou a mãe, acompanhada por Édrea Ferreira, colega de faculdade de Alessandra. O professor Frederico Goyatá também homenageou os ausentes, lembrando o colega Iuri em sua mensagem emocionante.

O momento também contou com homenagem para Wilson da Silveira Oliveira, que foi surpreendido pelos filhos cantores, Rogério Flausino e Wilson Sideral, que gravaram vídeos parabenizando o pai; e também pelo filho Flávio Landau, que subiu ao palco para cantar para o pai, sendo aplaudido pelos presentes.

Na solenidade, foram descerradas placas alusivas à comemoração dos 50 e 25 anos de formados no curso de Odontologia.

Encerrando a cerimônia, o reitor revelou ter ficado tocado pelas homenagens que testemunhou na solenidade e falou sobre a finitude da vida e sentido da existência: “Ver o carinho de vocês uns com os outros como colegas, com seus professores, com as pessoas que já partiram, a beleza na fala dos meus colegas nesses momentos de alegria e confraternização, reforça a minha fé na humanidade me fazendo relembrar essas palavras de José Saramago: a nossa única defesa contra a morte é o amor”, concluiu parabenizando as turmas.

Jubileu de Enfermagem e Farmácia e Bodas de Coral da Farmácia

Jubileu de Odontologia