Aula inaugural da 5ª turma do Mestrado em Educação aborda desafios do modelo de avaliação da Pós-Graduação na área no Brasil

Acadêmicos da 5ª turma do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIFAL-MG participaram de aula inaugural na terça-feira (23/04), ministrada pelo professor Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná e, também, coordenador-adjunto da área de Educação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Abordando o tema “A Pós-Graduação em Educação no Brasil e os desafios postos pelo modelo de avaliação da CAPES”, o ministrante destacou as mudanças que ocorrerão nos critérios de avaliação da área para o quadriênio 2017-2020. Entre alguns dos aspectos levantados, o processo formativo do pós-graduando foi apontado como um forte elemento de avaliação para o reconhecimento da área. O palestrante falou também sobre potencializar as produções dos discentes, bem como se pensar em uma lógica de planejamento que possa permitir a organização do Programa a médio prazo.

Segundo Prof. Ângelo, embora o contexto de financiamento da pós-graduação seja desfavorável em função dos inúmeros cortes orçamentários, é possível apontar a possibilidade de crescimento e consolidação do mestrado da UNIFAL-MG. Para ele, o fato de não haver programas de doutorado na área em um raio médio de 300 km ajuda a justificar a necessidade e a relevância de criação. No entanto, o Mestrado em Educação precisa trabalhar na sua consolidação, visando à melhoria do processo formativo dos pós-graduandos, para que possa alcançar a nota 4 já neste quadriênio. A nota 4, de acordo com a própria CAPES, é condição sine qua non (indispensável) para a apresentação de uma proposta de doutorado.

Além da aula inaugural proferida aos 30 discentes ingressantes em 2019 no PPGE, o professor Ângelo realizou, na quarta-feira (24/04) pela manhã, uma roda de conversa com os docentes do programa, com o objetivo de fornecer diretrizes para que o PPGE busque potencializar a sua relevância institucional e regional.

Apesar de sua curta existência, o Programa de Pós-Graduação em Educação contará com a defesa de sua 50ª dissertação de mestrado neste ano de 2019.