Discente da UNIFAL-MG em mobilidade acadêmica participa de missão de saúde com povos indígenas no Amazonas

O discente do 9º período do curso de Enfermagem, Ruan Nilton Rodrigues Melo, que está em mobilidade acadêmica na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), participou, nos dias 25 e 26/04, de uma missão de saúde realizada com os indígenas Tururukari-uka próxima à cidade de Manacapuru-AM.

A ação aconteceu devido a uma parceria da New York State Nurses Association (NYSNA) com a Associação Brasileira de Enfermagem seção Amazonas (ABENAM), a Escola de Enfermagem da UFAM, a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (SEMSA), o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI) e o Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI). Os estudantes de Enfermagem participaram do atendimento à saúde e auxiliaram na tradução, já que a missão contou com a participação de 18 profissionais da saúde de Nova York.

Os atendimentos realizados foram consulta de enfermagem e médica, aferição de pressão arterial, antropometria, teste de glicemia capilar, palestras educativas, exame preventivo do câncer do colo do útero, gota espessa para diagnóstico de malária, dispensação de medicamentos e atualização da carteira de vacinação. Durante a ação também foram feitas atividades de recreação infantil e prestação de serviços pela equipe local do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Para o acadêmico, a oportunidade possibilitou a ampliação do conhecimento sobre a atuação das equipes de saúde com povos tradicionais e o intercâmbio cultural tanto com a população indígena quanto com os norte-americanos. “Foi possível observar como existem diferenças nas práticas de saúde dos norte-americanos e dos indígenas. Os índios são muito preocupados com a higiene ambiental e possuem um conhecimento muito vasto de tratamentos não farmacológicos. Foi uma troca de experiências enriquecedora, além de poder conhecer e lidar com patologias que não são muito comuns no sudeste”, contou Ruan.

Fotos: Arquivo pessoal Ruan Nilton Rodrigues Melo