Simulados aplicados no Cursinho Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG testam desempenho dos estudantes

Entre as atividades realizadas no Cursinho Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG estão os simulados, aplicados como forma de testar os conhecimentos dos estudantes e melhor prepará-los para o Exame Nacional de Ensino Médio.

Elaborado com questões das áreas de Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), além das disciplinas de Português, Geografia, História, Filosofia e Sociologia, e também Redação, o simulado ajuda a analisar o desempenho dos cursistas, o que permite identificar os principais pontos que precisam ser trabalhados durante as aulas do Cursinho.

Atualmente, são 410 cursistas matriculados, contando os estudantes de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. “O Cursinho faz parte do programa de extensão ‘Curso Preparatório para o Enem’, o qual conta com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão e atua nos três campi da UNIFAL-MG em projetos integrados, atendendo as demandas de cada campi”, explica professora Andréia Cardoso, coordenadora do programa. Segundo Profa. Andréa, a ação ocorre de forma gratuita objetivando atender jovens e adultos de baixa renda de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região, possibilitando aos estudantes se prepararem para a prova do Enem. “Como parte das atividades são preparados e aplicados simulados ao longo do ano nos três campi, como forma de avaliar o desenvolvimento dos cursistas”, diz.

Em Poços de Caldas, o simulado ocorreu nos dias 24 e 25/04. “No primeiro dia de prova, os cursistas se dedicaram a resolver 60 questões referentes a Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). No dia seguinte, a prova foi constituída por 45 questões das áreas de Português, Geografia, História, Filosofia e Sociologia, além da Redação”, detalha o professor Antônio Donizetti Gonçalves de Souza, coordenador do projeto integrado ao programa, no campus de Poços de Caldas. Conforme Prof. Donizetti, a equipe de elaboração contou com a participação dos professores Ana Luisa Esposito Mafra e Silva, Bárbara Rodrigues Macedo, Breno Cantadori, Giovanna Isabela Villela, Henrique Campos dos Santos, Paulo Eduardo Abreu Rosim, Rafaela Maria de Carvalho, Raphaela Sales Gongora, Thiago Felipe Gomes Medeiros e Wagner Miguel de Lima Macedo.

“Com os resultados obtidos, os professores irão elaborar um relatório consolidado com o desempenho dos alunos e análise dos principais pontos a serem reforçados com os alunos” anuncia Prof. Donizetti. O projeto pretende realizar um segundo simulado no mês de outubro, antes do Enem/2019.