Bate-papo na Rádio Federal FM aborda o impacto da UNIFAL-MG para a região; confira conversa entre o atual reitor da Universidade e o reitor do mandato anterior

Ouvintes da Rádio Federal FM, 101,3 MHz, emissora educativa da Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas (FACEPE), prestigiaram um bate-papo ao vivo, nesta quinta-feira (02/05), entre o professor Sandro Amadeu Cerveira, atual reitor da UNIFAL-MG; e o professor Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Universidade durante os mandatos 2010-2014/2014-2018. O encontro buscou apresentar a importância das Universidades e dos Institutos Federais de Ensino Superior para o país, em especial, da UNIFAL-MG para Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e demais cidades da região.

Apesar da seriedade do tema abordado na conversa, que foi conduzida pelo professor Eduardo Tonon, do Instituto de Química da Universidade, e pelo radialista Meira Filho, servidor aposentado da UNIFAL-MG, o bate-papo foi descontraído e interativo, ao embalo de canções indicadas pelos próprios entrevistados durante os intervalos musicais.

Entre os tópicos comentados pelos convidados, estiveram questões relacionadas às responsabilidades de quem ocupa o cargo de reitor de uma universidade pública; a gratuidade da universidade federal pública, de qualidade e inclusiva, a qual democratizou o acesso ao ensino superior nos últimos anos, com expressiva presença de pessoas de baixa renda, negras, pardas, indígenas e, também, mulheres; os serviços oferecidos pela UNIFAL-MG à população por meio das clínicas de Odontologia, Fisioterapia e Medicina, e projetos de extensão universitária dos cursos de diversas áreas do conhecimento; o impacto das pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas federais para a sociedade; o corte orçamentário na Educação e os desafios para a manutenção da universidade pública brasileira, entre outros assuntos de interesse da população.

Confira o bate-papo na íntegra:

Sobre a Rádio Federal FM

A Rádio Federal de Alfenas FM, 101,3 MHz, Canal 267, é uma emissora educativa da FACEPE, situada na Praça Dr. Emílio da Silveira, 14, na região central da cidade. As transmissões tiveram início, em caráter experimental, no dia 25 de setembro de 2017, dia do rádio e do nascimento de Roquete Pinto, patrono da radiodifusão brasileira. O objetivo da rádio é levar à população de Alfenas e região uma programação cultural e musical de qualidade.

Saiba mais: www.radiofederalfm.com.br