Jornal Regional aborda de que forma o corte de verbas do MEC impacta projetos e serviços da UNIFAL-MG

A 2ª edição do Jornal da EPTV do dia 06/05 abordou de que forma o corte anunciado pelo Ministério da Educação às universidades e institutos federais está impactando os projetos e serviços da UNIFAL-MG. Uma equipe da emissora esteve na Universidade para conversar com estudantes, professores e com o reitor, a fim de mostrar o cenário na Instituição que teve mais de R$ 11 milhões bloqueados pelo governo federal.

O repórter da emissora Ernane Fiuza mostrou que pelo menos 70 projetos de pesquisa da Universidade não serão mais desenvolvidos e que entre as demais consequências, estão cortes em projetos de pesquisa, a redução das bolsas de Extensão, das bolsas de auxílio-alimentação para estudantes e atendimentos odontológicos gratuitos para a população, além da dispensa de 89 funcionários terceirizados.

A reportagem também apontou a dificuldade dos estudantes de outras cidades que tiveram a bolsa permanência suspensa, a qual auxilia nos custos com moradia e alimentação, e a mobilização de colegas para arrecadar fundos a fim de ajudá-los.

“Se nós não fizermos o ajuste agora, nós corremos o risco de chegar no final do ano e não poder pagar nenhuma bolsa e não oferecer o restaurante universitário para ninguém, um corte muito doloroso. Na terceirização nós também tivemos que fazer uma escolha muito terrível, não existe escolha boa nesse cenário, demitir quase 90 pessoas, isso impacta os laboratórios, a limpeza, a vigilância, isso impacta todo o funcionamento da Universidade”, comentou o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira na reportagem.

Acesse a reportagem completa:

Reportagem também disponível na página da GloboPlay, link: https://globoplay.globo.com/v/7595037/programa/