Oficina temática sobre perfumes realizada em escolas de Alfenas é uma das mostras científicas do projeto “Minas for Science”

O projeto “Minas for Science”, que busca estimular a participação feminina na área de Ciências Exatas, lançou recentemente uma oficina temática sobre perfumes a fim de homenagear as mães, por ocasião de seu dia a ser comemorado em 12 de maio. A atividade é uma das ações propostas nas mostras científicas do projeto que têm por objetivo discutir temas como poluição, alimentos, matemática financeira, entre outros.

Idealizada pela professora Marisi Soares, da área de Química Orgânica da UNIFAL-MG, junto a três colegas docentes, a oficina temática sobre perfumes foi fundamentada em estudos que apontam as mães como principais influenciadoras no processo de inserção de meninas nas ciências exatas. “A atividade tem como objetivo apresentar o projeto dentro da casa dos alunos e alunas integrantes do projeto e, posteriormente, das meninas que frequentarão as oficinas de perfume que serão replicadas nas escolas”, conta professora Márcia Cordeiro, do Instituto de Química, e coordenadora do projeto Minas for Science.

Segundo Profa. Márcia, o projeto atua em cinco escolas de Alfenas, nas quais um professor da área de Ciências e Matemática fica responsável por trabalhar com cinco estudantes, de preferência meninas, que estão no Ensino Fundamental e Médio. Também integram o projeto três graduandas da Iniciação Científica dos cursos de Biotecnologia, Matemática e Química; e outras sete voluntárias dos cursos de Biotecnologia, Ciência da Computação, Farmácia, Física, Matemática e Química. “Todos são bolsistas do CNPq, sendo 15 da Iniciação Científica Jr. e 10 bolsas de contrapartida da UNIFAL-MG, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação”, explica.

Para a realização da oficina de perfumes, a professora Marisi coordenou uma equipe formada  por pós-graduandos (doutorandos e mestrandos), alunos de iniciação científica, pós-doutorandos do Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal, a fim de trabalhar na produção de essências. Dessa forma, foram extraídas essências de alecrim, cravo, eucalipto e limão e 13 essências foram compradas de várias classes olfativas. Essa atividade contou com o apoio das professoras Danielle Dias e Daniela Chagas.

As escolas envolvidas na oficina são Judith Vianna, Levindo Lambert, Dr. Emílio Silveira, Prof. Melo Viana e Polivalente. “Acreditamos que o ensino de conteúdos escolares deve atender o objetivo de formar cidadãos capazes de interagir com o espaço onde este aluno se insere, modificando positivamente este espaço”, comenta Profa. Márcia.

Vale ressaltar que, para a realização das oficinas temáticas, a equipe é treinada na UNIFAL-MG dentro da área relacionada e, nas semanas seguintes, replica uma adaptação destas oficinas nas escolas parceiras, nas quais o professor, cinco alunos e dois dos graduandos são responsáveis pela apresentação.

Sobre o Minas for Science

O Minas for Science tem por objetivo principal incentivar meninas e mulheres a seguir carreira nas áreas de ciências exatas. É um projeto financiado pelo CNPq por meio do edital CNPq/MCTIC Nº 31/2018 – “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação” que destinou cerca R$ 99 mil em bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Científica Jr. e de apoio técnico a pesquisa para professores das escolas, além de recursos para custeio das ações. Consta majoritariamente com quatro linhas de atuação ocorrendo ao longo de 2019, sendo estas: a oficina de formação, as oficinas temáticas, instrumentos de divulgação de ciências e mulheres nas ciências via mídias e o projeto de aulas de nivelamento (ReFORÇA). Nele atuam professores de diversas áreas como Química, Matemática, Nutrição, Física e Engenharia.

“Particularmente, o projeto na UNIFAL-MG nasce por um grupo de professores que acreditaram na divulgação científica como instrumento de divulgação dos cursos e pesquisas realizadas nas áreas de ciências exatas, e especialmente, àqueles cursos e àquelas pesquisas desenvolvidas nesta pequena cidade ao Sul de Minas Gerais”, explica Profa. Márcia.

Conforme a coordenadora, a partir deste sonho idealizado, a equipe foi dando ideias e formas ao projeto, o que deu origem às múltiplas ações do MfS, que busca trazer as jovens às áreas de Biotecnologia, Engenharia, Física, Matemática ou Química. “Sabemos que os desafios são grandes e que somos poucos frente aos problemas pessoais, financeiros, falta de credibilidade aos cursos de Ciências Exatas, que muitas vezes culminam com a evasão ou a não procura destes cursos pelos alunos em idade universitária. Contudo, como dizia Madre Tereza: ‘o que fazemos é apenas uma gota no oceano, mas sem essa gota, o oceano seria menor’”, ressalta.

Equipe

O projeto é coordenado por quatro professoras: Márcia Cordeiro da Química, a proponente da ação no CNPq; Catia Quilles, da Matemática; Danielle Dias e Maria Vanda Marinho, da Química – equipe que também se divide para coordenar as ações do ReFORÇA.

As professoras Joelise Angelotti e Giovana Lima, da Química, coordenam o Minas for Science Ambiental, voltado à temática poluição com parceria da prefeitura e outros projetos de extensão da UNIFAL-MG. “Essa ação fará a coleta e discussão de resíduos, reciclagem, reutilização, culminando com uma ação na praça pública de Alfenas no dia da árvore”, revela a coordenadora do projeto.

Para a divulgação científica, o professor Artur Justiniano da área de Física coordenará a produção de podcasts.

Os docentes Cátia, Marisi, Artur e Nelson Lemes coordenam outras equipes de oficinas temáticas que serão realizadas durante 2019.

Programação das Ações

A primeira ação do Minas for Science foi a oficina de formação, ocorrida entre março e abril de 2019, para todos os membros com o objetivo de familiarizá-los com os objetivos do projeto. Na oportunidade, os participantes trabalharam temas que foram desde contextualização no ensino de Ciências, igualdade de gênero e racial, mulheres nas Ciências Exatas, até o papel do cientista e a visão que todos têm sobre Ciências. “Nessa oficina, contamos com o apoio de pesquisadores André Sena, Natalino Neves, Jariza Fernandes, Thirza Pavan e Elaine Colagrande da UNIFAL-MG, das respectivas áreas”, relata a coordenadora do projeto.

As oficinas temáticas a serem desenvolvidas durante 2019 são as seguintes:

  1. Oficina Perfumada: 26/04
  2. Oficina sobre Astronomia, constelações : 22/05
  3. Oficina “Milionários”: 21/06
  4. Minas for Science Ambiental: de junho culminando com a gincana em praça pública em 21/09
  5. Oficina Saborosa (Alimentação): meados de outubro
  6. Oficina de robótica, automação e aplicativos de celular: final de novembro

Para mais informações, acesse as mídias sociais do Minas for Science:

Facebook: https://www.facebook.com/pg/minasforscience 
Instagram: https://www.instagram.com/minasforscience/?hl=pt-br

Veja também:

:: Projeto “Minas For Science” da UNIFAL-MG busca incentivar mulheres a seguirem carreira nas ciências exatas
:: Projetos de incentivo a meninas nas ciências se reúnem em Belo Horizonte

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG