Sistema ForRisco desenvolvido pela UNIFAL-MG é aprovado e acessível para qualquer instituição brasileira que busca aprimorar sua gestão

A plataforma de código aberto para acompanhamento e gestão de riscos nas instituições, acaba de ser finalizada e aprovada para uso de qualquer instituição, seja pública ou privada, na organização e planejamento de recursos a fim de reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos. O sistema foi desenvolvido pela UNIFAL-MG, com apoio da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público, da Universidade de Brasília (NExT-UnB) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).

Chamado “ForRisco”, o software é parte integrante do projeto de pesquisa intitulado “Gestão de Riscos nas Universidades Federais: Elaboração de Modelo de Referência e Implantação do Sistema”, que teve como o objetivo a criação de uma metodologia e o desenvolvimento de uma ferramenta que possibilitasse às instituições públicas realizar o gerenciamento de seus riscos, envolvendo a elaboração, implementação, manutenção, monitoramento, avaliação e revisão de seu plano de gerenciamento de riscos.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Eduardo Gomes Salgado, que também integrou a equipe de desenvolvimento da ferramenta, o projeto atingiu o objetivo proposto, gerando para além do previsto outros resultados importantes. “Entre os principais resultados do projeto, podemos destacar o desenvolvimento de um portal para registrar todos os dados do projeto, o livro com a metodologia de Gestão de Riscos, nas versões Português e Inglês, três capítulos de livro internacionais, três artigos aprovados em congressos internacionais, capacitação presencial, capacitação on-line e o software”, destaca.

O sistema ForRisco foi tema da última reunião do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), realizada no mês de abril, oportunidade em que a plataforma foi apresentada e aprovada pelos pró-reitores após o período de teste realizado por 12 instituições federais. “A princípio, a plataforma iria atender as universidades e institutos federais, mas após demandas de outros órgãos públicos a plataforma estará disponível para o uso de qualquer instituição para o desenvolvimento e melhoria da administração, tendo em vista que o software possui o código fonte aberto e compõe a PlataformaFor, que inclui o ForPDI desenvolvido também pela UNIFAL-MG”, complementa Prof. Eduardo.

Confira mais informações:

:: Portal do projeto: www.forrisco.org
:: Livro ForRisco: http://www.forrisco.org/livro.php
:: PlataformaFor, onde o sofware está disponível para download: https://github.com/forpdi